Caparaó-MG, domingo, 01 de outubro de 2023. Por Kamila Soares – A receita de feijão tropeiro é uma das mais feitas pelos brasileiros. Ela é muito completa e resistente ao clima.
Em cerimônias como um jantar ou almoço é uma ótima ideia. O prato é completo, agrada à maioria e ainda ocupa pouco espaço.
Entre as opções de almoço e jantar para muitas pessoas, ele é o mais escolhido. Não é dos com maior baixo custo. Mas levando em conta muitas outras coisas, como utensílios, ele sai muito justo. E acompanha coisas com preço mais acessível tipo saladas diversas.
Aproveite a gostosura dessa receita de feijão tropeiro e bom apetite!
Cozinhe o feijão até que esteja macio, mas ainda firme. Depois escorra e deixe esfriar.
Em uma panela grande, frite o bacon em fogo médio até que ele fique dourado e crocante. Retire o excesso de gordura, mas deixe um pouco na panela. Adicione a linguiça e frite até que esteja bem dourada.
Adicione o alho, frite e coloque a cebola para refogar tudo até que fiquem dourados. Acrescente o feijão cozido e misture bem com os outros ingredientes.
Adicione a farinha de mandioca torrada aos poucos. Mexa sempre para que tudo se misture bem e a farofa fique úmida. Acerte o tempero e lembre-se de que o bacon e a linguiça já estão salgados.
Por fim, adicione os ovos picados e o cheiro-verde (salsinha e cebolinha) para dar um toque de frescor à receita. Misture tudo com mais leveza e esquente por mais alguns minutos só para aquecer os ovos e o cheiro-verde.
O fato da água gelada também vai ajudar o feijão a ficar mais firme depois de cozido. O que tiver de bicho também sai tudo.
Sirva o feijão no mesmo dia que for feito. Não armazene ele na geladeira antes. Apenas cubra com um pano bem limpo e não tampe com a tampa da panela. Isso evita que ele junte humidade.