Caparaó-MG, terça-feira, 19 de setembro de 2023. Por Kamila Soares – Ele não é muito diferente da versão original. Essa receita de arroz carreteiro mineiro tem um delicioso sabor típico de Minas. Alguns ingredientes são trocados pela opção disponível no estado. E com certeza você vai gostar.
O arroz carreteiro é muito tradicional na culinária do país. Começou com as pessoas que trabalhavam levando gado de um lugar para o outro. Essa receita foi criada para facilitar a alimentação durante o percurso. A receita de arroz carreteiro mineiro é simples e prática para fazer quando tem muita gente reunida. Aproveite! Vamos conhecer os ingredientes:
Veja agora: Descubra como fazer uma horta no quintal gastando pouco e utilizando pouco espaço
Arroz soltinho com legumes e queijo branco
Em uma panela grande faça o arroz. Aqueça o óleo ou a gordura e a manteiga em fogo médio. Coloque o alho e doure, depois ponha a cebola. Refogue e adicione o pimentão até que ele fique macio.
Mexa e vá acrescentando a carne, para que os temperos se misturem. Adicione os tomates, o louro e a pimenta com o sal. Lembrando que o sal é a gosto e pode variar de acordo com a dessalga da carne.
Coloque uma tampa na panela e deixe cozinhando por uns minutos até o tomate amolecer bem. Agora que você vai colocar o arroz, e misturar para que ele se junte aos ingredientes.
Acrescente água fervente até cobrir o arroz. E então abaixe o fogo, tampe novamente e deixe tudo cozinhando. Se quando mexer ele ainda estiver duro, coloque mais água e mexa só o necessário.
Quando estiver cozido, retire a folha do louro e adicione o cheiro-verde se quiser. Ou deixe ele junto com o queijo para quem gostar, servir.
Para dessalgar a carne, coloque ela de molho em água fria por no mínimo 2 horas. Esse tempo pode aumentar se for maior quantidade. Durante o tempo que estiver de molho tem que ir trocando a água. Você vai notar que ela fica esbranquiçada. É o sal que vai saindo e desgrudando da carne.
Depois que conseguir tirar o sal, cozinhe ela em água até ficar macia. Agora é só desfiar e usar. Não pode ser guardada por muito tempo depois que é dessalgada, só por uns dias dentro da geladeira. Ele é uma delícia sozinho, mas pode comer com salada de folhas, feijão, outras carnes. Experimente cortar couve fininha e um ovo caipira frito com gema meio mole, é muito bom! Tudo do jeito que o mineiro gosta, mesa farta! Bom apetite!