Rio de Janeiro, 8 de outubro por Amanda Barbosa – O creme de confeiteiro, também conhecido como creme pâtissière, é um trunfo na culinária, especialmente se você curte preparar sobremesas sensacionais.
É a base de muitas delícias como mil-folhas e tortas, seja você um amante da confeitaria ou apenas alguém que deseja se aventurar na cozinha, vamos te mostrar o caminho para criar um creme de confeiteiro perfeito.
Bata as gemas de ovo com o açúcar até a mistura ficar mais clara e cremosa, isso vai levar alguns minutos, então, bote a mão na massa.
Acrescente o amido de milho à mistura de gemas e açúcar e mexa até tudo se incorporar bem, esquente e depois despeje metade do leite quente lentamente sobre a mistura de gemas, mexendo sem parar para evitar que as gemas cozinhem.
Volte com essa mistura para panela com o restante do leite e continue mexendo em fogo médio até que o creme engrosse e comece a borbulhar, deve levar uns 3 minutos.
Tire a panela do fogo e é a hora dela entrar em cena, mistura tudo direitinho, transfira o creme para uma tigela e cubra com filme plástico, encostando ele bem na superfície do creme para evitar que forme uma película, isso impede que uma camada dura se forme na superfície.
Deixe o creme de confeiteiro esfriar em temperatura ambiente por um tempo e depois leva para geladeira por pelo menos uma horinha para firmar bem, o creme de confeiteiro é um curinga na confeitaria, podendo ser usado em diversas sobremesas clássicas, mas você também pode se aventurar e usar como recheio para bolos, tortas e até donuts.
Agora que você tá craque nessa receita, pode soltar a imaginação na cozinha e criar sobremesas incríveis usando o creme de confeiteiro como base, desde sobremesas mais sofisticadas até uma colherada em frutas frescas, esse creme é sempre um sucesso. Conta para a gente se você já sabia como fazer creme de confeiteiro. Pode parecer que é uma coisa de outro mundo, mas essa receita é a base de muitas sobremesas.