Categorias: Finanças

Taxa de juros: você sabe como os bancos a definem?

Publicado por
Eduarda Villela

Vila Velha, 15 de outubro de 2023, por Eduarda Villela. A taxa de juros é o custo do dinheiro, tem a ver com o valor que o banco vai financiar para o empréstimo. Muitos clientes não sabem como funcionam o cálculo da taxa na hora de fazer um contrato financeiro. O valor tem uma forte influência na análise de perfil de cada usuário.

Taxa de Juros

A taxa de juros acontece por uma série de fatores diferentes. Imagem de Pexels.

 

A taxa de juros é um meio de remunerar do dinheiro calculado no valor do tempo. Quando uma empresa ou pessoa vai emprestar um valor para alguém, o serviço vai agir como um “aluguel”. Na hora de contratar um empréstimo no banco, os clientes recebem taxas diferentes na mesma instituição.

A pergunta mais comum entre o cliente é saber como o banco faz para definir a taxa. As instituições são as maiores responsáveis pela análise de três categorias fundamentais de usuários: perfil do cliente, garantia de crédito e a forma de pagamento.

Os bancos e as instituições focam em quem tem o dinheiro e em quem precisa do valor. A pessoa que tem uma renda para poupar ou investir vai emprestar para o usuário que fez o pedido. O devedor vai pagar o valor total mais, juros para a empresa, que fica com uma parcela do valor pago e devolve o resto para quem emprestou.

Análise de crédito

Na hora de solicitar o dinheiro emprestado e para medir a taxa de juros, a empresa que vai conceder a modalidade de crédito precisa fazer uma análise. É importante saber se tem algum risco de inadimplência, quanto maior o risco, maior será os juros. Durante o contrato, as instituições conferem o histórico financeiro da pessoa.

Analisar o valor solicitado tem a ver com a consulta de alguns dados pessoais, como as informações que estão presentes nas contas correntes. Os bancos têm obrigações, como ver a renda mensal e poder saber se o nome do usuário está sujo. Para liberar a taxa, a instituição deve ter certeza que o cliente vai pagar depois.

Ao ver o cliente como um bom pagador em relação as suas obrigações financeiras, o banco vai disponibilizar o valor solicitado. Os usuários que possuem dívidas e problemas com o nome negativado podem ter mais dificuldades na hora de liberar o serviço e vão ter que lidar com maiores taxas.

Taxas de juros no empréstimo

Pagar a taxa de juros dentro do empréstimo tem uma regra de quanto menor for o risco, menor será a cobrança de juros. As modalidades de crédito com garantia e consignado são as melhores para os clientes, por terem riscos menores na hora de fazer o pagamento.

No empréstimo pessoal, as taxas costumam ser bem mais altas que o normal, não existe garantia de que o valor será pago de verdade. Se o cliente não pagar o valor total, a instituição vai ter que equilibrar o prejuízo com altas taxas. Ter mais responsabilidade com as suas finanças traz menores cobranças.

Eduarda Villela

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.