Categorias: Finanças

Novidades podem ajudar os aposentados do INSS, confira

Publicado por
Eduarda Villela

O Governo divulgou uma garantia que pode beneficiar os aposentados do INSS. Uma nova medida de empréstimo consignado pode ser ofertada para esse grupo de pessoas. O Ministro da Previdência Social anunciou que não terá uma queda na taxa de juros para o serviço.

INSS divulga uma boa notícia para aposentados. Imagem de Freepik.

 

Taxas menores para aposentados do INSS

Na quarta-feira (22), o Ministro da Previdência anunciou uma nova garantia do governo federal para os aposentados do INSS. Com isso, foi divulgado uma redução da taxa de juros para o empréstimo consignado, além do teto de 1,84% que deve abaixar ainda mais, de acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social.

Veja também: Entenda o que mudou na ‘Minha casa, Minha Vida 2023’ veja as mudanças

Muitos brasileiros não possuem um conhecimento suficiente na questão de educação financeira, por isso, é importante analisar o benefício com cautela. Afinal, as taxas podem servir como uma opção melhor em caso de empréstimo, já que os bancos costumam variar os juros entre 1,40% a 1,45% por mês, o que soma em 22% por ano.

Sem dúvidas, a possibilidade de reduzir a taxa de juros pode trazer um impacto melhor na vida dos aposentados. É possível fazer uma consulta prévia das taxas cobradas por 27 bancos no aplicativo do órgão previdenciário. Logo, é uma forma de ter uma transparência de valores na hora de solicitar o empréstimo.

Dicas para contratar o empréstimo consignado do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar o bloqueio ou desbloqueio desse tipo de crédito consignado. Dessa forma, a modalidade de empréstimo possui as parcelas descontadas diretamente no benefício, por isso, é importante entender a finalidade do valor e a porcentagem do salário comprometida.

O órgão divulga as informações necessárias para orientar o cidadão brasileiro através do aplicativo oficial da Previdência. Como prevenção, ocorre o bloqueio para contratação de um novo empréstimo por 90 dias, a partir da concessão.

Veja também: Auxílio aluguel: conheça esse benefício e veja quem tem direito

O segurado que deseja acessar o serviço de bloqueio ou desbloqueio pode acessar o aplicativo ou site oficial do órgão “Meu INSS”. Assim, ao fazer o login com os seus dados pessoais, o cidadão precisa clicar em novo pedido e digitar a ação desejada. Na lista que aparecer, clique no nome do serviço/benefício e leia atentamente as instruções.

Eduarda Villela

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.