Jornada de trabalho de 4 dias por semana será testada no Brasil – Descubra como funcionará!
Medida prevê impactos positivos para trabalhadores e empresas
São Gonçalo do Sapucaí, sábado, 13 de maio, por Igor Gouvêa – O Brasil vai realizar um experimento relativo. Entre os meses de junho e dezembro de 2023, será testada no país a jornada de trabalho de 4 dias por semana. Em outras palavras, o teste tem o intuito de medir os impactos na produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores.
A ideia nasceu com a 4 Day Week, uma organização sem fins lucrativos. A iniciativa busca rebater o pensamento de que mais horas de trabalho aumentam a produtividade. Na realidade, muitos estudos já demonstraram justamente o contrário, que longas jornadas de trabalho geram estresse e excesso de fadiga nos funcionários, o que prejudica sua saúde física e mental, impactando negativamente no ambiente de trabalho.
No entanto, a redução da jornada de trabalho para quatro dias não vai acarretar em diminuição de salário. Nesse sentido, países como Emirados Árabes Unidos, Bélgica, Islândia e Reino Unido já adotaram esse método. Agora, o Brasil vai testar na prática como isso deve impactar a produtividade dos brasileiros.
Anuncios
Desse modo, as empresas brasileiras que se interessarem em participar do experimento podem se inscrever no site da 4 Day Week. Não há nenhum requisito específico para se candidatar, basta apenas acessar o site e realizar a inscrição.
Entretanto, haverá um custo para participar do teste, mas ainda não foi definido o valor. Durante o período de teste os trabalhadores dessas empresas terão a jornada reduzida para quatro dias, mas sem diminuição do salário.
Quais as vantagens de uma jornada de trabalho de quatro dias por semana?
A jornada de trabalho de quatro dias por semana trouxe significativas mudanças positivas para os trabalhadores e empresas. Pode-se destacar a diminuição do estresse, uma vez que reduz o risco de danos psicológicos como o Burnout, por exemplo. Além disso, a menor taxa de estresse trouxe mais bem-estar para os funcionários, o que levou as empresas a adotarem a nova jornada semanal como definitiva.
Anuncios
Outra melhoria notável foi a diminuição do número de trabalhadores doentes. Com a redução da pressão sobre os funcionários, também diminuiu o número de pedidos de licença médica, o que reduziu os custos das empresas com funcionários doentes.
Por fim, o que se pode concluir é que os países que adotaram a prática da jornada de trabalho de quatro dias por semana obtiveram ótimos resultados. Espera-se, portanto, que esses impactos positivos se repitam no Brasil e, quem sabe no futuro, os brasileiros também tenham essa jornada de trabalho definitivamente.
Anuncios
Deixe o Seu Comentário