É possível abrir um MEI se estiver negativado?
Mesmo com dívidas, veja se é possível abrir uma conta MEI para você
Vila Velha, 21 de setembro de 2023 por Eduarda Villela — Antes de abrir um MEI (Microempreendedor Individual), é importante saber se é possível abrir mesmo negativado. Já que ter o “nome sujo” pode trazer algumas limitações em sua vida financeira, por isso, a dúvida é bem comum.
Microempreendedor Individual
Abrir um Microempreendor Individual (MEI) é uma boa oportunidade para quem deseja vender os seus trabalho e formalizar o seu papel como microempresário. É uma categoria ideal para autônomos que desejam vender os seus negócios e ter uma oportunidade para reconhecer o seu CNPJ.
Depois de fazer o cadastro da sua conta, aumenta as chances de abrir a sua própria conta bancária e pedir um empréstimo. As obrigações e os direitos da pessoa passam a ser as mesmas de uma jurídica e ainda tem as responsabilidades de pagar o guia DAS MEI, fazer as declarações anuais e emitir as notas fiscais de prestação de serviços.
Para fazer o registro como Microempreendedor Individual, é preciso cadastrar em uma categoria oficial para os profissionais controlarem os seus negócios. O empreendedor garante uma série de benefícios como a isenção de impostos e acesso a vários auxílios que são direitos fundamentais do empreendedor.
Abrir um MEI com nome sujo
No Brasil, há em média mais de 70 milhões de brasileiros com dívidas, muitos têm a dúvida se é possível abrir um MEI com o “nome sujo”. Não tem nada que impeça o trabalhador de abrir a formalização de microempreendedor, pois não depende da análise de crédito ou de histórico financeiro.
Por mais que não seja uma restrição, a pessoa pode enfrentar algumas dificuldades na hora de pedir a sua liberação de crédito em instituições financeiras. Isso pode afetar o empreendedor em relação ao seu controle financeiro, o mais indicado é renegociar as suas dívidas para ter o seu nome limpo de novo.
O primeiro passo é conferir as suas dívidas e as contas que estão em atraso para manter uma boa organização. Há várias empresas que ofertam os valores para renegociar as suas finanças, é importante manter o seu CPF limpo para não ter problemas no futuro. Ao abrir o seu CNPJ, a pessoa tem uma ótima oportunidade para lucrar com seus negócios.
Benefícios de ser MEI
Entre os benefícios de se tornar MEI é possível ter acesso à Previdência Social com direito garantido de aposentadoria e outros auxílios. O custo de registrar a sua pessoa jurídica é baixo, o que vai facilitar a abertura do seu negócio. Os familiares vão ter direito à pensão por morte e também direito ao auxílio-reclusão.
Um ponto importante é ter o direito a emitir sua nota fiscal, o que aumenta a credibilidade do seu negócio com os clientes. A legalização dos documentos para manter o seu CNPJ ativo é bem mais simples, isso ajuda a pessoa a formalizar o seu negócio e não depende da situação financeira atual.