Como utilizar o 13º salário com inteligência? Confira sugestões
Dinheiro extra no final do ano é esperado por milhões de trabalhadores; saiba como utilizar o montante de maneira assertiva.
Com a chegada ao fim do mês de novembro, um momento é esperado por milhões de trabalhadores de todo o país: o 13º salário. A grana extra é aguardada por todos que querem aproveitar as festas de fim de ano para presentear amigos e familiares, curtir as férias, investir ou simplesmente pagar as contas.
O dinheiro a mais na conta faz com que as pessoas queiram realizar diversas vontades, mas os especialistas em finanças afirmam que é necessário cautela e inteligência na hora de utilizar o 13º salário. O certo é avaliar a situação de acordo com o perfil e as necessidades de cada pessoa para só então tomar a decisão mais adequada.
O que é o 13º salário?
O 13º salário é um benefício obrigatório a ser pago pelas empresas a todos os funcionários com registro em carteira (os chamados CLT’s). Além dos trabalhadores com carteira assinada, os aposentados, pensionistas e pessoas que possuem algum benefício do Governo também devem receber o dinheiro extra.
Geralmente, o valor é pago em duas parcelas: a primeira entre os dias 20 e 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. O valor total do 13º salário é igual ao salário integral, incluindo os descontos e verbas salariais. Caso o trabalhador não tenha trabalhado o ano inteiro, o valor a ser recebido é proporcional; neste caso, divide-se o valor bruto por 12 (equivalente aos meses do ano) e, depois, multiplica pelo tanto de meses trabalhados.
A previsão é que, em 2023, mais de 87 milhões de trabalhadores recebam o salário extra, e opções para utilizar o 13º salário não faltam: compra de presentes, pagamentos de dívidas, viagens, despesas extras, etc. Porém, muitas pessoas se empolgam e gastam o salário extra sem nenhum planejamento.
A maneira mais inteligente de utilizar o 13º salário é dividir o valor entre as necessidades, os mimos e os investimentos. Para isso, o trabalhador precisa ter em mente uma lista de prioridades antes de definir os valores e entender quais opções são mais vantajosas.
Conheça jeitos inteligentes de utilizar o 13º salário
Em caso de trabalhadores com dívidas ativas, é preciso analisar o seguinte cenário: qual a porcentagem de juros paga em um investimento e qual a porcentagem do juros da dívida. Em caso de os juros da dívida serem maiores do que os juros de um investimento, é mais inteligente quitar as dívidas, pois o valor da dívida, caso não seja quitado, será bem maior do que o valor de um investimento.
Para o caso de quem já possui o hábito de poupar e investir pelo menos um pouquinho ao longo do ano, a dica é turbinar os investimentos com o valor do 13º salário. Mas para quem ainda não investe e quer começar a desenvolver esse hábito, utilizar a grana extra do fim de ano é uma ótima pedida.
O primeiro passo é conhecer o perfil de investidor, ou seja, se é uma pessoa que aceita correr determinados riscos para obter maiores ganhos ou que prefere um rendimento menor mas com mais segurança. Após entender esse perfil de investidor, é hora de pesquisar os investimentos que mais combinam com o perfil de investidor e os objetivos a serem alcançados.
Outra maneira inteligente de utilizar o 13º salário é definir uma meta específica e poupar dinheiro para conquistá-la. Por exemplo, caso a pessoa queira fazer uma viagem ao exterior daqui a dois anos, ela precisa definir os custos estimados com passagens, hospedagem, passeios, documentação e outras demandas.
Definido o valor estimado do gasto, é hora de escolher um investimento seguro e guardar uma quantia todos os meses para alcançar a meta. Se a pessoa já possui um planejamento, usar o salário extra para aumentar o investimento é o ideal, mas caso o trabalhador resolva começar agora a guardar o dinheiro para um fim específico, o 13º salário é um bom momento para começar a tirar essa meta do papel.
É claro que cada pessoa precisa avaliar a própria situação antes de definir o que fazer com o dinheiro, mas é importante também adquirir uns mimos e presentes, afinal, estreitar os laços de amizade e carinho também é um investimento para a vida!