O seu canal diário de Notícias

Como utilizar o 13º salário com inteligência? Confira sugestões

Dinheiro extra no final do ano é esperado por milhões de trabalhadores; saiba como utilizar o montante de maneira assertiva.

Com a chegada ao fim do mês de novembro, um momento é esperado por milhões de trabalhadores de todo o país: o 13º salário. A grana extra é aguardada por todos que querem aproveitar as festas de fim de ano para presentear amigos e familiares, curtir as férias, investir ou simplesmente pagar as contas.

O dinheiro a mais na conta faz com que as pessoas queiram realizar diversas vontades, mas os especialistas em finanças afirmam que é necessário cautela e inteligência na hora de utilizar o 13º salário. O certo é avaliar a situação de acordo com o perfil e as necessidades de cada pessoa para só então tomar a decisão mais adequada.

O que é o 13º salário?

Anuncios

O 13º salário é um benefício obrigatório a ser pago pelas empresas a todos os funcionários com registro em carteira (os chamados CLT’s). Além dos trabalhadores com carteira assinada, os aposentados, pensionistas e pessoas que possuem algum benefício do Governo também devem receber o dinheiro extra.

Geralmente, o valor é pago em duas parcelas: a primeira entre os dias 20 e 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. O valor total do 13º salário é igual ao salário integral, incluindo os descontos e verbas salariais. Caso o trabalhador não tenha trabalhado o ano inteiro, o valor a ser recebido é proporcional; neste caso, divide-se o valor bruto por 12 (equivalente aos meses do ano) e, depois, multiplica pelo tanto de meses trabalhados.

A previsão é que, em 2023, mais de 87 milhões de trabalhadores recebam o salário extra, e opções para utilizar o 13º salário não faltam: compra de presentes, pagamentos de dívidas, viagens, despesas extras, etc. Porém, muitas pessoas se empolgam e gastam o salário extra sem nenhum planejamento.

A maneira mais inteligente de utilizar o 13º salário é dividir o valor entre as necessidades, os mimos e os investimentos. Para isso, o trabalhador precisa ter em mente uma lista de prioridades antes de definir os valores e entender quais opções são mais vantajosas.

Conheça jeitos inteligentes de utilizar o 13º salário

Anuncios

Em caso de trabalhadores com dívidas ativas, é preciso analisar o seguinte cenário: qual a porcentagem de juros paga em um investimento e qual a porcentagem do juros da dívida. Em caso de os juros da dívida serem maiores do que os juros de um investimento, é mais inteligente quitar as dívidas, pois o valor da dívida, caso não seja quitado, será bem maior do que o valor de um investimento.

Para o caso de quem já possui o hábito de poupar e investir pelo menos um pouquinho ao longo do ano, a dica é turbinar os investimentos com o valor do 13º salário. Mas para quem ainda não investe e quer começar a desenvolver esse hábito, utilizar a grana extra do fim de ano é uma ótima pedida.

O primeiro passo é conhecer o perfil de investidor, ou seja, se é uma pessoa que aceita correr determinados riscos para obter maiores ganhos ou que prefere um rendimento menor mas com mais segurança. Após entender esse perfil de investidor, é hora de pesquisar os investimentos que mais combinam com o perfil de investidor e os objetivos a serem alcançados.

Outra maneira inteligente de utilizar o 13º salário é definir uma meta específica e poupar dinheiro para conquistá-la. Por exemplo, caso a pessoa queira fazer uma viagem ao exterior daqui a dois anos, ela precisa definir os custos estimados com passagens, hospedagem, passeios, documentação e outras demandas.

Definido o valor estimado do gasto, é hora de escolher um investimento seguro e guardar uma quantia todos os meses para alcançar a meta. Se a pessoa já possui um planejamento, usar o salário extra para aumentar o investimento é o ideal, mas caso o trabalhador resolva começar agora a guardar o dinheiro para um fim específico, o 13º salário é um bom momento para começar a tirar essa meta do papel.

Anuncios

É claro que cada pessoa precisa avaliar a própria situação antes de definir o que fazer com o dinheiro, mas é importante também adquirir uns mimos e presentes, afinal, estreitar os laços de amizade e carinho também é um investimento para a vida!

Deixe o Seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais