Roer unhas: Melhor dica para destruir totalmente esse hábito

Além da estética, roer unhas trás prejuízos à saúde. O estômago não digere as unhas, e também, pode levar à boca sujeira, vírus e bactérias.

O hábito de roer unhas é mais comum do que imaginamos. Pode acontecer por ansiedade, nervosismo e começar na infância, durante a vida e até na velhice.

Antes de tudo o mais importante, é a pessoa que tem esse hábito entender que isso não é apenas uma questão de estética. Roer unhas pode provocar danos ao sistema digestivo e doenças devido à sujeira escondida nas mãos. Além disso, ainda pode prejudicar o emocional e a auto estima.

 

Roer unhas Melhor dica para destruir totalmente este vício
Roer unhas Melhor dica para destruir totalmente este vício – Pixabay

É necessário a pessoa descobrir porque começou a roer unhas?

Sim, e talvez esse seja o primeiro passo para romper o hábito de forma eficaz. Ou seja, ninguém roer unhas por que está bem. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, em momentos de stress, ansiedade ou medo.

Por isso, identificar a causa pode ajudar a encontrar alternativas melhores. Não basta decidir parar e logo depois voltar. Em outras palavras, recaídas podem acontecer, mas é necessário diminuir a necessidade de roer unhas cada vez mais.

Lidar com alguns hábitos é como tratar vícios. Nesse sentido, a preocupação com o que começa a prejudicar a vida precisa ter mais atenção. O corpo quando começa a ter comportamentos prejudiciais, são quase sempre reações de pedido de ajuda para algo que não está bem.

É importante manter o cuidado com as unhas.

Manter as unhas curtas reduz a tentação de roer, elas são menos atraentes. Além disso, unhas com esmalte ou base podem ajudar a afastar as unhas da boca. O gosto ruim do esmalte pode incomodar, e também alertar o que não deve fazer.

3 segredos para distrair os roedores

  1. Cuidar da mente bloqueia os hábitos ruins. Roer unhas ficará mais difícil com uma mente saudável;
  2. Definir metas para não colocar as mãos na boca e se comprometer com a saúde ajudam;
  3. Encontrar maneiras de manter as mãos ocupadas evita o hábito de roer unhas. Ter sempre um objeto nas mãos, como caneta, chaveiros entre outros.

Parar de roer unhas pode levar um tempo, e podem haver recaídas. Por isso, não sofra e tenha paciência consigo mesmo. Continue tentando e lembre-se que não vale desistir. Com determinação e essas dicas simples, será possível conquistar o objetivo de não roer unhas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais