O seu canal diário de Notícias

Entrevista de emprego: saiba como responder as qualidades e defeitos em uma

Veja quais qualidades e defeitos podem ser ditos ao recrutador para causar uma boa primeira impressão.

Rio de Janeiro, quinta-feira, 14 de setembro de 2023. Por Abilene Leite – Se você não faz ideia do que responder em uma entrevista de emprego quando te perguntam sobre suas qualidades e defeitos, saiba que é bom se preparar e pensar estrategicamente no que irá falar para se destacar diante do seu recrutador.

Quando na entrevista te fazem essa pergunta, eles estão avaliando se você é honesto e se possui o perfil para a vaga que está concorrendo. Por isso, veja a seguir algumas ideias do que poderá falar ao recrutador.

Anuncios

Qualidades para falar em uma entrevista de emprego

Quando você menciona suas qualidades numa entrevista de emprego, estará mostrando ao recrutador suas habilidades e competências para o cargo e como você se destaca dos demais candidatos.

Mas é importante lembrar que suas respostas devem ser sinceras, pois se você mentir sobre suas qualidades e defeitos, logo isso será percebido. Então, veja alguns exemplos de qualidades que podem ser citadas em sua entrevista:

1) Organização

Os profissionais que são organizados conseguem priorizar melhor as suas atividades, evitando atrasos e sendo mais produtivos, entregando os trabalhos no prazo correto. Além de manter o seu local de trabalho mais limpo.

Anuncios

2) Honestidade

Essa é uma qualidade muito valorizada pelas empresas porque é fundamental para criar um ambiente de trabalho ético e assim demonstrar respeito pelos valores da empresa em que trabalha. Ser honesto também auxilia a criar um ambiente transparente, facilitando a troca de informações entre os membros da equipe e evitando mal entendidos e conflitos.

Ao mencionar a qualidade da honestidade em sua entrevista de emprego, você pode destacar exemplos de situações em que você agiu com integridade no trabalho anterior. Esses exemplos ajudam a demonstrar que você é um profissional confiável.

3) Proatividade

Ser proativo demonstra que você é um profissional que tem iniciativa no trabalho e que está disposto a ir além do que é lhe pedido, buscando contribuir de maneira positiva para a empresa, disposto a assumir a liderança quando é necessário.

Anuncios

Quando você menciona a proatividade em uma entrevista de emprego, também pode destacar alguns exemplos de situações em que você implementou novas ideias e melhorias em seu emprego anterior.

Defeitos para falar em uma entrevista de emprego

Ao mencionar os seus defeitos durante a entrevista, você mostra ao recrutador que está consciente das áreas em que precisa melhorar e que está disposto a fazer isso.

Mas evite mencionar defeitos que sejam fundamentais para o trabalho em questão. Foque em mencionar defeitos que sejam superáveis e que não interfiram diretamente nas habilidades necessárias para a vaga o qual está concorrendo.

1) Perfeccionismo

É importante ter cuidado ao mencioná-lo em uma entrevista de emprego, visto que os perfeccionistas se esforçam em cada detalhe para alcançar a perfeição; e isto significa que tais pessoas podem levar mais tempo para concluir uma tarefa.

2) Timidez

A timidez pode afetar a maneira como você se comunica e interage com as outras pessoas no ambiente de trabalho. Ao mencioná-lo ao recrutador, ele vai entender que você é um profissional que tem dificuldade em lidar com o público e transmitir informações.

3) Dificuldade em delegar tarefas

Por mais que a dificuldade em delegar tarefas seja um defeito, você pode abordar esse aspecto ao recrutador como uma oportunidade de desenvolvimento. Ou seja, mostrando que está ciente dessa dificuldade e que está trabalhando para superá-la.

E, por fim, para se sair bem quando o recrutador te perguntar sobre suas qualidades e defeitos, além de ser verdadeiro, opte por uma abordagem mais atrativa, especialmente quando for falar de seus defeitos.

Deixe o Seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais