Concurso para o Tribunal Superior do Trabalho: serão 270 vagas
Londrina, sábado, 20 de maio de 2023. Por Luciana Bataglia – Parece que agora sai! O concurso de nível superior, não é dos mais concorridos, mas atende as expectativas de muitos concurseiros.
Serão 270 vagas efetivas no TST. Elas foram confirmadas com a sanção da Lei N.14.582 em 16 de maio de 2023. Algumas mudanças serão realizadas a partir da inserção destas novas vagas, serão criados 54 cargos em comissão de Assessor de Ministro e alguns outros cargos serão extintos.
O que diz o Portal da Transparência?
O Portal da Transparência do órgão, destacou que já existem 77 cargos vagos, entre nível técnico e analista. A última atualização foi em Março.
Esta instituição promoveu o último concurso há 6 anos, com 50 vagas para os cargos de níveis médio e superior. Perdendo a vigência em 2020 por causa da pandemia da Covid-19 que começou em fevereiro.
Em 2017, quando aconteceu o último concurso, foram registrados no cadastro de reserva 1.530 aprovados. O cargo técnico judiciário além de um dos mais concorridos é o que possui maior número de vagas.
A prova do concurso
Os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas, que testam os conhecimentos em disciplinas relacionadas ao cargo pretendido, como língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e específicos da área.
Além disso, pode haver etapas complementares, como provas discursivas, análise de títulos e/ou testes práticos, dependendo do cargo em disputa.
Sobre o Tribunal
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) é o órgão máximo da Justiça do Trabalho no Brasil. É responsável por uniformizar a jurisprudência trabalhista e julgar recursos de decisões proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). O TST está localizado em Brasília, a capital do país.
- Veja também: Polícia Rodoviária Federal: concurso para 2024
O Tribunal Superior do Trabalho é composto por ministros, que são nomeados pelo Presidente da República após aprovação prévia pelo Senado Federal. São 27 ministros no total, escolhidos dentre advogados, juízes auditores e membros do Ministério Público do Trabalho. O presidente do TST é eleito pelos próprios ministros para um mandato de dois anos.