O seu canal diário de Notícias

Liderança e Administração: qual a diferença entre um administrador e um líder?

https://www.pciconcursos.com.br/noticias/prefeitura-de-amargosa-ba-realiza-dois-novos-concursos-publicos

Franca, 11 de outubro de 2023. Por Pedro Faria. Liderança e Administração: como diferenciar estas duas funções importantíssimas em qualquer ambiente de trabalho? Abaixo, alguns pares diferenciadores para descobrir qual perfil buscar.

Porque é importante diferenciar?

Muitas vezes é comum que se confunda os conceitos de líder e administrador. Isso acontece porque algumas pessoas aglutinam ambas as características: há bons administradores que são líderes e bons líderes administradores. Por vezes, contudo, é necessário para a empresa, por conta de um objetivo estratégico ou mesmo por necessidade da equipe de trabalho, que uma ou outra característica se sobressaia.

Para quem trabalha com contratação de pessoas ou mesmo quem busca destaque no ambiente de trabalho é essencial saber onde começa o líder e acaba o administrador e vice e versa. Abaixo, alguns pares de características irão ajudar a diferenciar cada função.

Anuncios

Coordenação x ação

O administrador tem o papel de coordenar uma equipe ou atividades de uma empresa, de uma forma que as ações tomadas por cada um dos membros da equipe se alinhem com seus interesses. Neste sentido, o administrador não costuma tomar a iniciativa de agir, optando por coordenar a ação alheia.

O líder, por sua vez, é quem, sendo como chefe ou membro de uma equipe toma a iniciativa para alcançar seus objetivos, dando o pontapé inicial necessário para alcançar seus objetivo.

Ordens x Inspiração

A principal ferramenta do administrado é o mando, isto é, a capacidade de dar ordens que deverão ser seguidas. Isso faz com que as ações que ele gere sejam coordenadas e organizadas.

Anuncios

O líder, por outro lado, busca por meio de suas atitudes convencer seus colegas mediante a inspiração. Assim, ele cria um ambiente que as pessoas copiam seus passos em razão de admirar aquilo que foi feito pelo líder.

Planejamento x Plano

O administrador tem suas ordens e ações baseadas em um planejamento prévio, com metas bem delimitadas e objetivos traçados de forma clara. Se ele falha em um ponto de sua caminhada, busca sempre retornar ao planejamento para não perder de vista o quadro maior.

Já o líder não trabalha com metas de longo prazo, a energia dele está voltada para inspirar os outros e servir como uma força motriz de motivação. Por isso, ele guia suas ações para planos de curto prazo, com objetivos claros, mas que não tenham uma estrutura de metas tão bem estruturada. O líder quando falha sacode a poeira e tenta de novo, muitas vezes do zero.

Anuncios

Campeonato x jogo

Talvez a melhor analogia para diferenciar um líder de um administrador seja a do futebol. Enquanto o administrador está focado no campeonato, muitas vezes não se deixando abalar por uma derrota ou empate, o líder busca sempre vencer o jogo e dá o máximo para isso. O Administrador pode ficar com a fama de técnico pragmático e chato, mas o líder sempre busca o papel de ídolo (ou, às vezes, vilão).

Você é um líder ou administrador?

Como é possível perceber, ambos os perfis apresentam papéis importantes em um ambiente corporativo e não há que se dizer que um é melhor que o outro. A partir das diferenças que propomos, tente responder para si qual delas se encaixa melhor nas suas ações e dia a dia, seja em casa ou no trabalho. Busque desenvolver habilidades de ambos os perfis, para ter uma capacidade de adaptação ainda maior diante dos desafios do dia a dia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais