Como espantar pombos de casa sem machucá-los
Confira uma maneira de espantar os pombos sem precisar ferir os bichinhos
Campinas, 22 de julho, sábado, por Lorrane Vaz – Vamos falar sobre como dar um jeito e espantar pombos que ficam invadindo a nossa casa sem precisar machucá-los? Eles podem acabar sujando a casa, incomodando e transmitindo doenças.
Então a ideia é resolver o problema de forma consciente e humanizada, sem machucar e ferir os bichinhos, né? Bora conferir algumas dicas bem legais com o site do JusTocantins. Anote tudo direitinho pra não perder nada.
Veja agora: A alface murchou? Aprenda a recuperar a crocância das folhas
Veja como espantar pombos de casa sem feri-los
Vamos começar mantendo a limpeza da área. Os pombos adoram comida e água fácil, então é importante não deixar restos de comida pelo chão e evitar que eles achem água parada por aí. Quanto mais limpo o ambiente, menos atraente será pra eles.
Outra parada é fechar os buracos e frestas que eles adoram se esconder. Dá uma olhada na casa e veja se tem algum lugar onde os pombos possam se alojar, tipo vãos ou frestas nas paredes. Fecha esses espaços pra evitar que eles façam ninhos por aí. Viu como é facinho? Vem mais dicas por aí.
Uma ideia bem legal é usar objetos espantadores. Os pombos são espertos e podem se acostumar com algumas táticas, mas vale a pena tentar. Espantalhos, fitas coloridas ou até estátuas de corujas (que são predadores naturais dos pombos) podem ajudar a espantá-los.
Outra opção é instalar redes ou telas nas áreas onde os pombos costumam pousar. Essas barreiras físicas não machucam os bichinhos, mas impedem que eles tenham acesso aos lugares indesejados.
E tem ainda os repelentes naturais. Os pombos podem não gostar do cheiro de alho ou cravo, por exemplo. Espalhar esses cheiros pela área pode fazer com que eles desistam de ficar por ali.
Ah, e que tal tentar usar som e luz? Os pombos também podem não gostar de barulhos altos ou luzes piscando. É só instalar dispositivos sonoros que emitam ruídos desagradáveis pra eles ou colocar luzes piscantes pra dar um susto neles.
Veja também essa dica: Como fazer doce de leite caseiro muito fácil
Se mesmo assim não rolar, o melhor é procurar ajuda de profissionais especializados em controle de pragas ou em manejo de aves. Eles vão ter ideias específicas pra resolver o problema de forma segura e ética. Gostou das dicas? Conte pra gente nos comentários.