Wind banners de candidatos são alvo de fiscalização por possível obstrução de calçadas em Gurupi

Wind banners de candidatos são alvo de fiscalização por possível obstrução de calçadas em Gurupi
Foto: Reprodução/MPTO

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça Eleitoral a fiscalização de wind banners usados como propaganda eleitoral nas vias públicas de Gurupi.

A medida busca verificar se os equipamentos estão instalados de acordo com as regras eleitorais e se não estão prejudicando a circulação e a segurança de pedestres e veículos.

A atuação é da Promotoria Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, comandada pelo promotor eleitoral Marcelo Lima Nunes.

O pedido foi feito após a abertura de procedimento para apurar possível uso irregular desse tipo de propaganda no município.

Regras para instalação

A legislação eleitoral permite a utilização de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e não dificultem o trânsito de pessoas e veículos.

Os equipamentos podem ser colocados a partir das 6h e devem ser retirados até as 22h.

Segundo o MPE, porém, o cumprimento desse horário não permite a ocupação de calçadas de forma que prejudique a acessibilidade, a segurança viária ou a livre circulação de pedestres.

A Promotoria também aponta que a instalação de vários wind banners em sequência, produzindo um impacto visual conjunto semelhante ao de um outdoor, pode caracterizar propaganda irregular.

Fiscalização e retirada

Entre as providências solicitadas à Justiça Eleitoral está a fiscalização dos locais onde os equipamentos foram instalados, com registro das condições encontradas.

O pedido também prevê a remoção e apreensão administrativa dos artefatos que estiverem em desacordo com as regras eleitorais ou que permaneçam nas vias fora do horário permitido.

Para cumprir as medidas, poderá ser utilizado o apoio da estrutura municipal e, se necessário, requisitada força policial.

Nesta sexta-feira, 25, a Promotoria Eleitoral também encaminhou ofício à Diretoria de Posturas e Edificações de Gurupi para que sejam adotadas providências urgentes de fiscalização.

Prefeitura terá cinco dias para apresentar relatório

A diretoria municipal deverá vistoriar vias e passeios públicos para identificar possíveis pontos de obstrução provocados pelos wind banners.

Também deverá apoiar a Justiça Eleitoral e notificar os responsáveis por eventuais instalações indevidas de suportes fixos ou móveis sobre o leito viário ou em locais como guias rebaixadas.

Após as vistorias, o órgão deverá encaminhar à Promotoria Eleitoral, no prazo de cinco dias, um relatório detalhado com os locais fiscalizados e as providências administrativas adotadas para garantir a desobstrução das vias públicas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias