Sete homens são condenados por morte de jovem dentro de presídio em Palmas; penas somam mais de 177 anos

Sete homens são condenados por morte de jovem dentro de presídio em Palmas; penas somam mais de 177 anos
Foto: Reprodução/Ilustração/IA

 

Sete homens foram condenados pela morte de André Luís Borges Sousa, de 20 anos, dentro da Casa de Prisão Provisória de Palmas.

O julgamento ocorreu na quinta-feira, 27, pelo Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas. As penas variam de 17 anos e 6 meses a 30 anos de prisão.

André foi morto em 21 de dezembro de 2022, dentro de um pavilhão da unidade prisional. Segundo o processo, ele foi levado até uma área do banheiro que não era alcançada pelas câmeras de segurança, onde acabou sendo asfixiado e espancado.

Condenações

O Conselho de Sentença considerou os sete acusados culpados por homicídio qualificado, por terem utilizado um recurso que dificultou a defesa da vítima.

A sentença foi proferida pela juíza Gisele Pereira de Assunção Veronezi, que presidiu o julgamento.

As penas foram definidas individualmente, levando em consideração a participação de cada réu no crime e o histórico criminal.

Andresson Ferreira da Silva foi condenado a 21 anos de prisão. Conforme a sentença, ele atuou como mandante do assassinato e participou da preparação da emboscada. Também foram considerados seus antecedentes por tráfico e posse de arma.

Fernando Gomes da Silva recebeu a maior pena: 30 anos de reclusão. A decisão levou em conta suas condenações anteriores, além da premeditação do crime e do fato de o homicídio ter ocorrido dentro do presídio.

Jackson Alves Araújo foi condenado a 25 anos de prisão. A sentença considerou a dupla reincidência criminal e a participação na organização prévia do assassinato.

João Vitor Ribeiro de Sousa recebeu 17 anos e 6 meses. A pena foi menor em razão de ele ter admitido que foi responsável por atrair André para a área do banheiro onde ocorreu o ataque.

Marco Antonio Moura dos Reis foi condenado a 28 anos de prisão. Entre os fatores considerados estão a dupla reincidência, antecedentes relacionados a organização criminosa e tráfico, além do planejamento do homicídio.

Pedro Ferreira da Costa Júnior recebeu 28 anos, 1 mês e 15 dias de prisão. A decisão apontou multirreincidência, antecedentes por roubo e tráfico e participação no planejamento do ataque.

Rodrigo Silva Cruz também foi condenado a 28 anos de reclusão. A sentença considerou sua dupla reincidência, os maus antecedentes e a participação na preparação do crime.

Prisão e indenização

Todos deverão cumprir inicialmente as penas em regime fechado. A juíza também negou aos condenados o direito de recorrer em liberdade e determinou a expedição imediata dos mandados de prisão ou a continuidade da execução provisória das penas.

Na sentença, a magistrada ainda determinou que os sete condenados paguem, de forma solidária, R$ 100 mil aos familiares de André, como indenização mínima por danos morais.

A decisão considera, entre outros fatores, que o assassinato ocorreu dentro de uma unidade prisional e que a vítima tinha apenas 20 anos.

A sentença ainda pode ser contestada por meio de recurso.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias