A rede estadual de ensino do Tocantins registrou um crescimento expressivo na oferta de educação em tempo integral nos últimos quatro anos.
O número de unidades que operam nessa modalidade saltou de 48, em 2022, para 119 em 2026, representando um aumento de 148% no período.
A expansão do modelo combina a construção de novos complexos educacionais e a adaptação de estruturas já existentes, descentralizando o formato para todas as regiões do estado.
-
Salto no atendimento: De 48 para 119 escolas de tempo integral.
-
Novas estruturas: 10 escolas de tempo integral foram inauguradas do zero, gerando 5.343 novas vagas em municípios como Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás.
-
Conversão de modelo: 64 escolas tradicionais foram reformuladas e transformadas para o regime integral.
-
Próximas vagas: 5 novas escolas estão em construção no distrito de Luzimangues (Porto Nacional), Palmas, Gurupi e Guaraí, com previsão de abrir mais 2.380 vagas.
Investimento bilionário em infraestrutura escolar
Para sustentar o avanço pedagógico, o Governo do Tocantins investiu mais de R$ 243,4 milhões na modernização da rede.
Nos últimos quatro anos, foram concluídas 201 obras em 150 unidades de ensino, alcançando 73 municípios. No total, somando reformas gerais e reparos estruturais, mais de 300 prédios escolares receberam intervenções.
Os recursos foram aplicados na modernização de instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas cobertas e adequações de acessibilidade.
O governador Wanderlei Barbosa reforçou que a reestruturação física é um pilar essencial para o aprendizado.
“Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”, destacou o chefe do Executivo.
A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, apontou que a melhoria do ambiente escolar impacta diretamente nos índices de permanência e engajamento dos alunos.
“Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições favoráveis para o desenvolvimento dos estudantes tocantinenses”, concluiu.






