MP dá prazo para Câmara de Rio dos Bois regularizar uso de carros oficiais após denúncia

MP dá prazo para Câmara de Rio dos Bois regularizar uso de carros oficiais após denúncia
Foto: Divulgação

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) enviou uma recomendação à Câmara de Vereadores de Rio dos Bois exigindo a regularização imediata do uso de veículos oficiais.

A medida, assinada pela promotora Priscilla Karla Stival Ferreira, da 1ª Promotoria de Justiça de Miranorte, estabelece um prazo de 30 dias para que o Legislativo acabe com o uso irregular da frota.

A intervenção aconteceu após a Ouvidoria do MP receber uma denúncia anônima relatando que os carros da Câmara estariam sendo utilizados para interesses privados e políticos.

O documento do Ministério Público é incisivo ao proibir o uso dos carros para:

  • Transporte doméstico e pessoal;

  • Excursões e viagens de lazer;

  • Festas e eventos privados;

  • Campanhas eleitorais ou atividades político-partidárias.

Para facilitar a fiscalização pela população, o MP exige que todos os veículos da Câmara recebam identificação visual obrigatória, com adesivos em ambos os lados dos carros indicando que pertencem ao Legislativo.

Risco de perda de cargo

A promotora alertou que o uso de bens públicos para fins particulares configura improbidade administrativa. Caso a recomendação não seja cumprida no prazo de um mês, os responsáveis podem enfrentar processos judiciais que preveem penalidades severas, como:

  1. Perda do cargo público;

  2. Suspensão dos direitos políticos;

  3. Dever de ressarcir os cofres públicos pelos gastos indevidos.

A Câmara de Rio dos Bois deve informar ao Ministério Público sobre a adoção das medidas assim que o prazo expirar.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias