A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), cumpriu na manhã desta segunda-feira, 6, um mandado de prisão preventiva contra um homem de 45 anos, identificado pelas iniciais A.P.C.S.
Ele é investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria afilhada, uma criança de 10 anos.
Segundo as investigações, o suspeito se aproveitava da extrema proximidade com a família da vítima. Além de padrinho, ele era vizinho, possuía as chaves da casa da menina e costumava abrigá-la em sua própria residência quando os pais precisavam se ausentar.
O inquérito aponta que os abusos ocorreram por três vezes entre os anos de 2025 e 2026, sendo o último registro no dia 15 de março, no setor Jardim Paulista, em Palmas.
Atuação da delegacia especializada
A prisão é fruto de um monitoramento das equipes da DPCA. O delegado titular da unidade, Rodrigo Santili do Valle, destacou que o investigado utilizava o vínculo afetivo para encobrir as agressões.
“As equipes realizaram as diligências necessárias até localizar o suspeito, que usava da relação de amizade com a família para praticar os abusos contra uma menina de 10 anos. O nosso trabalho busca garantir justiça e, sobretudo, a proteção dessas crianças em vulnerabilidade”.
Encaminhamento ao sistema prisional
Após a conclusão dos procedimentos legais na delegacia, o homem foi conduzido à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP). Ele permanece recolhido na unidade prisional, onde se encontra à disposição do Poder Judiciário para a continuidade do processo.






