Consumidor tem direito à água gratuita em bares e restaurantes de todo o Tocantins; Procon orienta denúncias

Consumidor tem direito à água gratuita em bares e restaurantes de todo o Tocantins; Procon orienta denúncias
Foto: Reprodução

 

A chamada “água da casa” é garantida pela Lei Estadual nº 3.133/2016, que assegura aos consumidores tocantinenses o direito de pedir água filtrada, potável e fresca em bares, restaurantes e estabelecimentos similares sem custo adicional. Caso o pedido seja negado, o consumidor pode acionar o Procon Tocantins para registrar denúncia.

O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, reforça que fornecer água gratuita é um direito básico e essencial. “A água da casa precisa ser servida sempre que solicitada. O fornecedor tem a obrigação de cumprir a lei, e o Procon está atento para garantir que esse direito seja respeitado em todo o estado”, afirma.

A legislação exige ainda que os estabelecimentos exibam cartazes em local visível, informando que a água filtrada é gratuita. Caso a regra não seja cumprida, o estabelecimento pode ser punido com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de setembro de 2016.

Denuncie irregularidades

O diretor de fiscalização do Procon, Magno Silva, reforça. “Pedir água filtrada gratuita é um direito do consumidor, e todos os estabelecimentos devem cumprir essa regra. Quando a lei não é respeitada, é fundamental que denuncie ao Procon. As denúncias são essenciais para que possamos fiscalizar, orientar os fornecedores e garantir que esse direito seja cumprido em todo o Tocantins”, reforça o diretor de fiscalização do Procon, Magno Silva.

Os consumidores podem registrar denúncias pelo WhatsApp do Procon Tocantins: (63) 9 9216-6840.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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