O governador do Tocantins, Laurez Moreira, se reuniu nessa terça-feira, 23 , em Brasília, com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para discutir linhas de microcrédito destinadas a agricultores familiares e pequenos produtores rurais do estado. O objetivo é melhorar as condições de vida e trabalho no campo, oferecendo acesso mais fácil a financiamentos.
Durante o encontro, Laurez Moreira destacou que o Tocantins possui um modelo econômico concentrado na pecuária e no agronegócio de grande porte, mas que é essencial fortalecer também os pequenos produtores. “O Tocantins é referência nacional no agro, mas precisamos apoiar o pequeno produtor. Ele movimenta a economia local e sustenta muitas famílias no interior do estado”, afirmou.
O presidente da Caixa explicou que o microcrédito é orientado e exige a apresentação de um plano de negócios. Ele detalhou as linhas disponíveis, incluindo o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), e ressaltou que mutirões do Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) são realizados para facilitar o acesso ao crédito. “É um programa importante, lançado a pedido do presidente Lula, que tem feito sucesso em várias regiões. Agora vamos implementar também no Tocantins”, destacou Carlos Antônio Vieira Fernandes.
Expansão do Cadastro de Agricultura Familiar
Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 30 mil CAFs, mas o governador acredita que esse número pode crescer com a realização de mutirões da Caixa. Laurez Moreira convidou o presidente da instituição para visitar o estado e reforçou que pretende implantar o microcrédito rural em todo o Tocantins o mais rápido possível.
Participação de autoridades
A reunião também contou com a presença do senador Irajá Abreu, do deputado federal Tiago Dimas e de secretários estaduais, entre eles Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), Hércules Jackson Santos (Educação), César Halum (Agricultura e Pecuária), Juarez Moreira (Esportes e Juventude) e Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas (subprocurador do Tocantins em Brasília e responsável interinamente pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília).