Escolas particulares de Palmas devem registrar mensalmente cursos e alunos em sistema da Prefeitura; entenda

Escolas particulares de Palmas devem registrar mensalmente cursos e alunos em sistema da Prefeitura; entenda
Foto: Regiane Rocha

 

Na tarde dessa sexta-feira, 12 , a Secretaria Municipal de Finanças promoveu uma capacitação voltada às escolas particulares da cidade. O encontro tratou das regras do Decreto nº 2.740, publicado em 12 de agosto de 2025, que determina o registro obrigatório de cursos e estudantes em um sistema da Prefeitura.

Segundo o secretário de Finanças, Glauber Santana Aires, a medida busca tornar mais precisos os serviços contábeis das instituições e também ajudar no combate à sonegação fiscal. “O módulo vai ajudar às instituições de ensino de nosso município a realizarem seus serviços contábeis com mais precisão e eficiência, além de ser um instrumento valioso no combate à evasão fiscal e à sonegação, ajudando a administração pública a fortalecer sua política de arrecadação e retornar esta contribuição por meio de obras e serviços para a cidade”, afirmou.

O registro deverá ser feito mensalmente, até o último dia útil de cada mês, em um módulo educacional disponibilizado na mesma plataforma onde já é emitida a Nota Fiscal de Serviços (NFS-e). As escolas precisarão informar os cursos ativos, alunos matriculados e atualizar sempre que houver novas matrículas, cancelamentos ou encerramento de cursos.

Emissão de notas fiscais

O decreto também prevê que a NFS-e seja emitida de forma individual para cada aluno, todos os meses, independentemente do valor arrecadado. A emissão poderá ser feita pelo módulo educacional, por webservice com Recibo Provisório de Serviços (RPS) ou pelo próprio sistema emissor da Prefeitura.

Penalidades e apoio às escolas

As instituições que não cumprirem o decreto estarão sujeitas às penalidades previstas na legislação tributária municipal. O cadastramento inicial deve incluir informações retroativas a partir de 1º de agosto de 2025.

Para apoiar as escolas no processo, a Prefeitura disponibilizará um manual explicativo no site e oferecerá capacitações e suporte técnico.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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