Governador Wanderlei Barbosa recebe embaixadora da União Europeia no Tocantins para discutir cooperação comercial

Governador Wanderlei Barbosa recebe embaixadora da União Europeia no Tocantins para discutir cooperação comercial
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nessa quinta-feira, 28 , no Palácio Araguaia, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. A primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, também participou da recepção.

Foi a primeira visita oficial da representante europeia ao Estado e o encontro serviu para apresentar o potencial econômico do Tocantins e discutir oportunidades de cooperação comercial.

Durante a reunião, o governador apresentou um vídeo institucional destacando setores estratégicos, como pecuária, mineração, produção de grãos e turismo.  “Somos o oitavo maior rebanho bovino do Brasil, livre de aftosa sem vacinação, produzimos com qualidade, fazemos rastreamento e cumprimos todas as exigências para exportar nossos produtos”, disse Wanderlei Barbosa.

A embaixadora reforçou o interesse em estreitar relações e sugeriu a criação de uma agenda na Europa para divulgar as oportunidades do Tocantins.  “Acho uma ótima ideia uma viagem à Europa para mostrar todos esses dados sobre sustentabilidade, que é uma exigência crescente do bloco. Vejo o Brasil com um papel importante nesse aspecto de segurança alimentar e o Tocantins está inserido nesse contexto”, destacou Marian Schuegraf.

Governo reforça importância da parceria

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, avaliou a reunião como um passo importante para abrir portas ao mercado europeu.  “A partir desse contato poderemos avançar e buscar parcerias comerciais com empresários europeus, para que possamos inserir a produção do Tocantins no mercado europeu”, disse.

O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, também destacou a relevância da aproximação. “O Tocantins, com suas indústrias e produção de proteína animal, pode negociar diretamente com os países europeus. Produzimos carne de alta qualidade, sustentável e que atende às exigências do mercado europeu. Dessa reunião pode surgir uma agenda de visita de uma comitiva do Estado, envolvendo governo, indústrias e produtores, para ampliar essas oportunidades”, afirmou.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias