O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nessa quinta-feira, 28 , no Palácio Araguaia, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. A primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, também participou da recepção.
Foi a primeira visita oficial da representante europeia ao Estado e o encontro serviu para apresentar o potencial econômico do Tocantins e discutir oportunidades de cooperação comercial.
Durante a reunião, o governador apresentou um vídeo institucional destacando setores estratégicos, como pecuária, mineração, produção de grãos e turismo. “Somos o oitavo maior rebanho bovino do Brasil, livre de aftosa sem vacinação, produzimos com qualidade, fazemos rastreamento e cumprimos todas as exigências para exportar nossos produtos”, disse Wanderlei Barbosa.
A embaixadora reforçou o interesse em estreitar relações e sugeriu a criação de uma agenda na Europa para divulgar as oportunidades do Tocantins. “Acho uma ótima ideia uma viagem à Europa para mostrar todos esses dados sobre sustentabilidade, que é uma exigência crescente do bloco. Vejo o Brasil com um papel importante nesse aspecto de segurança alimentar e o Tocantins está inserido nesse contexto”, destacou Marian Schuegraf.
Governo reforça importância da parceria
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, avaliou a reunião como um passo importante para abrir portas ao mercado europeu. “A partir desse contato poderemos avançar e buscar parcerias comerciais com empresários europeus, para que possamos inserir a produção do Tocantins no mercado europeu”, disse.
O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, também destacou a relevância da aproximação. “O Tocantins, com suas indústrias e produção de proteína animal, pode negociar diretamente com os países europeus. Produzimos carne de alta qualidade, sustentável e que atende às exigências do mercado europeu. Dessa reunião pode surgir uma agenda de visita de uma comitiva do Estado, envolvendo governo, indústrias e produtores, para ampliar essas oportunidades”, afirmou.