O Flamengo é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Em duelo encerrando a 17ª rodada, o rubro-negro venceu o Atlético-MG por 1 a 0, na noite deste domingo (27), no Maracanã, e chegou aos 36 pontos em 16 jogos, ultrapassando o Cruzeiro, que foi derrotado pelo Ceará mais cedo. O Atlético, por sua vez, segue com 34 pontos em 17 partidas.
O único gol da partida foi marcado aos 30 minutos do segundo tempo. Após cobrança de falta pela esquerda feita por Luiz Araújo, o zagueiro Léo Ortiz subiu sozinho e, de cabeça, garantiu o triunfo da equipe carioca. Sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo alcançou sua 11ª vitória, consolidando-se como o melhor ataque da competição, com 30 gols, e a melhor defesa, com apenas seis sofridos. Já o Galo estaciona na 13ª posição, com 20 pontos.
Ceará surpreende e tira Cruzeiro da liderança
No Mineirão, o Cruzeiro iniciou bem diante do Ceará e chegou a abrir o placar logo aos três minutos, com Kaio Jorge aproveitando falha do goleiro adversário. O atacante celeste chegou a 13 gols e lidera a artilharia do torneio.
Contudo, a equipe cearense reagiu com dois gols de cabeça do atacante Galeano — um em cada tempo — e virou o jogo para 2 a 1, frustrando os planos do Cruzeiro de manter a liderança. Com o resultado, o Ceará foi a 21 pontos e subiu para a nona colocação.
Polêmica marca empate entre Inter e Vasco
No Beira-Rio, Internacional e Vasco ficaram no 1 a 1 em partida marcada por uma expulsão controversa. O time carioca saiu na frente com gol de Rayan, aos 30 minutos da etapa inicial. O empate colorado veio aos 46 do segundo tempo, com Johan Carbonero.
O lance mais comentado do jogo aconteceu pouco antes do gol de empate, quando o goleiro vascaíno Léo Jardim foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por “cera”, ao pedir atendimento médico no gramado. Curiosamente, o primeiro cartão recebido por ele também foi por atraso na reposição da bola.
Com o empate, o Internacional soma 21 pontos e ocupa a 10ª posição. O Vasco, com 15 pontos, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar.
Outros resultados do domingo
No Morumbis, o São Paulo bateu o Fluminense por 3 a 1, com gols de Arboleda, Ferreirinha e Tapia. Samuel Xavier descontou para o time carioca. Já em Salvador, o Bahia dominou o Juventude e venceu por 3 a 0, com dois gols de Jean Lucas e um de Lucho Rodríguez.
Com esses resultados, a tabela do Brasileirão segue movimentada, com o Flamengo assumindo a ponta e a briga acirrada pelas posições intermediárias.