O Tocantins tem conquistado lugar de destaque no cenário nacional graças ao expressivo aumento na geração de empregos formais na construção civil. De acordo com os dados mais recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregadstado ocupa a quinta posição entre os que mais criaram postos de trabalho no setor em 2025, registraos (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o endo uma alta de 8,5%. Na região Norte, o Tocantins ficou em segundo lugar, atrás apenas de Roraima, que lidera com crescimento de 13,8%.
Entre os meses de janeiro e abril deste ano, foram criados 1.119 empregos com carteira assinada na construção civil tocantinense. Esse desempenho evidencia os efeitos das ações do Governo Estadual voltadas ao fortalecimento da economia. O cenário acompanha a expansão nacional: em todo o Brasil, o setor gerou 135 mil novos empregos no mesmo período, refletindo um avanço de 4,73%.
O governador Wanderlei Barbosa enfatizou os esforços da administração pública em ampliar o número de oportunidades de trabalho. “Estamos investindo fortemente em obras e infraestrutura, com foco na transformação das cidades e na valorização do trabalho. Os números mostram que o Tocantins está no caminho certo, com ações concretas que abrem novas oportunidades para milhares de famílias tocantinenses”.
Ambiente de negócios atrativo impulsiona o setor
Para Elenil da Penha, secretário-executivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, o bom resultado é reflexo de políticas de incentivo implementadas pelo Estado. “Através do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], temos atuado na atração de empresas, na desburocratização de processos e na qualificação da mão de obra. Isso tem gerado efeitos diretos na construção civil, com crescimento tanto em empreendimentos residenciais quanto em infraestrutura”.
Investimentos reforçam papel do Tocantins no cenário nacional
Em março deste ano, o Governo do Estado firmou acordos de concessão de incentivos fiscais com duas empresas de grande porte: a Tocantins Bioenergia LTDA, em Miranorte, e a Cerâmica Nova Olinda LTDA, no município de Nova Olinda. Juntas, elas pretendem investir cerca de R$ 1,05 bilhão e estimam a geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos.









