Fiscalização reforça controle de peso em produtos embalados para o Dia das Mães no Tocantins

 

Com foco na transparência comercial e na proteção do consumidor, a Agência de Metrologia do Tocantins iniciou uma força-tarefa em estabelecimentos comerciais para averiguar se os produtos vendidos estão com as informações corretas sobre quantidade e peso. A ação, que começou neste dia 5 , faz parte de uma operação nacional coordenada com o Inmetro.

Nesta etapa, os técnicos da Agência estão percorrendo supermercados, mercearias e lojas especializadas em itens de higiene e beleza. O objetivo é fiscalizar se produtos como shampoos, condicionadores e sabonetes frequentemente vendidos como opção de presente no Dia das Mães  estão dentro dos padrões exigidos por lei quanto ao peso e volume declarados nas embalagens.

Segundo o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, o esforço visa garantir que os consumidores levem exatamente aquilo que estão pagando. “A Operação Especial Dia das Mães tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido”.

Pré-medidos

Boa parte dos itens comercializados no país cerca de 85% se enquadra na categoria de pré-medidos. Isso significa que eles são embalados e pesados antes de chegarem às prateleiras, sem a presença do comprador. Esses produtos precisam apresentar, de forma clara e correta, informações como o peso bruto e outros dados obrigatórios no rótulo.

Alerta 

A equipe da Agência de Metrologia destaca que qualquer item colocado à venda, seja produzido de forma industrial ou artesanal, precisa estar devidamente embalado e apresentar, no rótulo, a indicação do peso total do produto.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias