Tocantins tem o sexto maior volume de crédito do país em relação ao PIB

 

O Tocantins ocupa lugar de destaque no cenário nacional quando o assunto é acesso ao crédito. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado aparece na 6ª colocação entre os 27 da federação com o maior volume de crédito concedido a pessoas físicas e jurídicas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o estudo, a facilidade de acesso ao crédito é uma engrenagem fundamental para o desenvolvimento econômico. Ao garantir mais recursos disponíveis, tanto para empresas quanto para cidadãos, o estado cria oportunidades de expansão de negócios, inovação e geração de empregos. O indicador integra o pilar de Potencial de Mercado do ranking, e considera também fatores como o risco de inadimplência avaliado pelos bancos.

Tocantins supera boa parte dos estados do país

Na lista nacional, o Tocantins fica atrás apenas de Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. O desempenho coloca o estado como o segundo mais bem posicionado das regiões Norte e Nordeste, reforçando sua crescente relevância no ambiente de negócios brasileiro.

O governador Wanderlei Barbosa comentou os números e destacou o ambiente de confiança que o estado vem conquistando.  “Esse volume de crédito mostra que há um ambiente de negócios propício no Tocantins. Além disso, a maior disponibilidade de crédito também permite que os consumidores adquiram bens e serviços, movimentando setores importantes como o comércio e os serviços”.

Para o secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, o bom desempenho do estado é resultado de uma combinação de fatores, entre eles, a política de incentivo à atividade empreendedora. “A concessão de crédito estimula a economia, fortalece o empreendedor tocantinense e estabelece oportunidades para novos negócios, o que contribui diretamente para o crescimento do nosso PIB”.

Indicador reflete confiança do setor financeiro

O dado analisado representa o saldo de crédito – tanto para empresas quanto para cidadãos – em proporção ao PIB estadual. Quanto maior essa proporção, maior o acesso ao crédito por parte da população e do setor produtivo. O índice também é influenciado pela percepção de risco por parte dos bancos, o que torna o bom posicionamento do Tocantins ainda mais expressivo.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias