Jeits: Competições acirradas e planos de expansão nos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

Nesse domingo, 1º , houve competições acirradas, com a realização das semifinais, finais e premiações em 10 modalidades esportivas

 

Os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) estão na sua segunda edição e reúnem 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento começou no sábado, 30 , e continua até esta segunda-feira, 02.

Nesse domingo, 1º , houve competições acirradas, com a realização das semifinais, finais e premiações em 10 modalidades esportivas, incluindo natação, corrida, arco e flecha, e luta corporal. As competições serão encerradas com a decisão dos vencedores do Futebol Society no Clube da Caixa, marcada para as 8h desta segunda-feira.

Destacando o sucesso dos Jogos Escolares Indígenas, Edinho Fernandes, secretário executivo da Seduc, revelou planos de tornar o evento bienal, sempre nos anos ímpares e de sediar futuramente os Jogos Escolares Indígenas do Brasil em Palmas. Atletas estreantes como Kahomana Wehaju Javaé e Ana Cristina Dias Fernandes conquistaram medalhas de ouro em suas respectivas modalidades.

Ercivaldo Xerente, gerente de Educação Indígena da Seduc, enfatizou que os Jeits estão desempenhando um papel importante na promoção da socialização e integração entre os povos indígenas do Estado do Tocantins, contribuindo para a convivência harmoniosa e o compartilhamento de experiências entre as diferentes comunidades indígenas.

Sobre as classificações , premiações e mais detalhes sobre o evento CLIQUE AQUI

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias