Senar

8 de Janeiro: Julgamento será retomado pelo STF na manhã desta quinta, 14

No primeiro dia, o 1º julgado recebeu voto do relator a favor de uma pena de 17 anos

Em sessão prevista para às 9h30, o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu avaliado pelos atos golpistas de 8 de janeiro. No primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, votou pela condenação de Aécio a 17 anos de prisão em regime fechado por cinco crimes. Já Nunes Marques absolveu o acusado de três crimes e condenou por outros dois, deixando o placar empatado em 1 a 1.

Essa é  fase considerada essencial no julgamento, porque é a que faz o reconhecimento da atuação dos manifestantes para atentar contra a democracia e tentar derrubar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem é Aécio

Morador de Diadema (SP), Aécio Lúcio Costa Pereira foi preso pela Polícia Legislativa no plenário do Senado. Contra ele pesa inclusive sua própria ação, já que chegou a publicar um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa. Segunda a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o acusado e os demais investigados de atuarem como executores dos atos participaram da depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da sede do STF,  quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo em carpetes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais