Crédito da Restituição do Imposto de Renda chega aos contribuintes, nesta terça-feira, 31

O cronograma de lotes regulares do IRPF 2023 foi concluído, com o pagamento do quinto e último lote em setembro de 2023

 

O crédito do lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de outubro já está disponível nesta terça-feira, 31. O pagamento será efetuado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda ou através da chave PIX, se indicada.

Essa restituição beneficiará 354.509 contribuintes, totalizando um montante de R$ 643.259.756,29, de acordo com a Receita Federal. Em casos em que o crédito não puder ser efetuado, por exemplo, devido a uma conta bancária desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Para realocar o crédito nesses casos, o contribuinte pode fazê-lo por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

A fim de verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

R$ 427.280.878,46 do montante total são destinados a contribuintes prioritários, incluindo idosos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo PIX. Adicionalmente, 151.560 contribuintes não prioritários também receberam restituição.

Em caso de não retirada da restituição dentro de 1 ano, o contribuinte deverá solicitá-la pelo Portal e-CAC, acessível no site da Receita Federal, através do menu “Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda” e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.”

ENTENDA SOBRE O CRONOGRAMA

O cronograma de lotes regulares do IRPF 2023 foi concluído, com o pagamento do quinto e último lote em setembro de 2023. Os lotes residuais de restituição, porém, são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias