O seu canal diário de Notícias

Em Busca da Saúde Cardiovascular: Orientações de especialista no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Conheça estratégias nutricionais e de estilo de vida para manter seu coração saudável

 

Neste 8 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, uma ocasião que lembra da importância de cuidado com a saúde cardiovascular. De acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS) referentes a 2020, cerca de quatro em cada 10 brasileiros apresentam níveis elevados de colesterol. Para lidar com essa condição de maneira proativa, a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Camilla Rodrigues, orienta sobre como prevenir complicações graves.

“O colesterol, uma forma de gordura naturalmente presente no organismo, desempenha funções vitais na construção celular e na produção hormonal.  Mas, quando os níveis de colesterol, especialmente o LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade), popularmente conhecido como “colesterol ruim”, excedem limites  os riscos à nossa saúde aumentam consideravelmente”, explica Camilla.

De acordo com a nutricionista, um fator preocupante é o acúmulo de colesterol nas artérias, o que pode levar à formação de placas, estreitando o fluxo sanguíneo e prejudicando a circulação adequada. Esse processo é chamado de aterosclerose e serve como precursor comum de doenças cardíacas, derrames e outras condições cardiovasculares graves, conforme esclarece a profissional.

Camilla ressalta a importância da prevenção como pilar central no controle do colesterol elevado e que uma alimentação equilibrada e saudável é muito importante nesse sentido. “Reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, gorduras de origem animal (como banha de porco, gordura da carne, pele de frango ou peixe) e produtos ultraprocessados, além de evitar as gorduras trans, contribui diretamente para manter os níveis de colesterol em equilíbrio”, argumenta.

Anuncios

“Incluir em nossa dieta alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais, assim como alimentos contendo gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas (como abacate, castanhas, nozes e pequi, entre outros), pode não apenas reduzir o colesterol LDL, mas também favorecer a saúde cardiovascular de maneira geral”, destaca Camila.

Para complementar essas medidas saudáveis, a prática regular de atividade física se destaca como um aliado crucial na batalha contra o colesterol elevado. O exercício físico não apenas auxilia na manutenção do peso corporal, mas também regula os níveis de colesterol e melhora a circulação sanguínea.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais