Concurso IBAMA: mais de 2.400 vagas para proteção ambiental será anunciado hoje
Oportunidade imperdível para analistas ambientais e administrativos no IBAMA.
Londrina, terça-feira, 18 de julho de 2023. Por Luciana Bataglia – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, mais conhecido como IBAMA terá seu concurso público anunciado hoje, dia 18, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia anunciado que a liberação deste edital no dia 11 de julho, durante entrevista concedida a canais de televisão.
As vagas
O IBAMA está com a necessidade de preencher 2.408 vagas, sendo elas 1.503 vagas para o cargo de analista ambiental e 905 de analista administrativo. Ambos cargos precisam de pessoas formadas em nível superior e tem o salário de R$ 8.547,64 mais o auxílio-alimentação de R$ 408.
O presidente reforçou sua declaração sobre o concurso em seu Twitter oficial e disse que essas contratações fazem parte de uma promessa de campanha, de cuidar do maior patrimônio do país: a Floresta Amazônica.
O último concurso IBAMA
O concurso anterior aconteceu em 2021 e preencheu bem menos vagas, por isso a oferta de 2023 é com mais vagas. A banca que realizou a última seleção foi a Cebraspe, por isso há grande possibilidade de ela atuar junto ao órgão novamente.
As últimas provas foram de conhecimentos específicos de cada trabalho dentro do IBAMA e também de conhecimentos gerais, como língua portuguesa, raciocínio lógico e informática. Ao estudar sempre para concurso, o candidato não vai ter dificuldade em fazer essa prova.
O IBAMA
O IBAMA é um órgão público que cuida de florestas e tudo relacionado ao meio ambiente dentro do Brasil. Ele regula plantações em áreas florestais, o desmatamento e os incêndios criminosos que acontecem na floresta amazônica.
Quando o culpado por tais atos é identificado, o órgão multa e pune, protegendo a fauna e a flora brasileiras, que são vítimas de pessoas com má intenção, querendo lucrar as custas de um bem que é de todos os brasileiros.