O seu canal diário de Notícias

Ministério Público do Tocantins recomenda prioridade na alimentação indígena nas escolas

MPTO estabelece diretrizes para garantir que 30% dos alimentos da merenda escolar em Tocantinópolis sejam da agricultura familiar, focando na comunidade Apinajé.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) emitiu uma recomendação direcionada ao Município de Tocantinópolis e ao Estado do Tocantins, visando assegurar o cumprimento da obrigação de destinar, no mínimo, 30% dos alimentos da merenda escolar provenientes da agricultura familiar. A medida tem como principal foco a alimentação dos Apinajé, povo indígena que reside na região.

Dentre as orientações delineadas, destaca-se a priorização na aquisição da produção de assentados da reforma agrária, povos tradicionais indígenas e quilombolas, conforme preconiza a Lei n. 11.947/2009. O promotor de Justiça Saulo Vinhal propõe a realização de uma chamada pública diferenciada para a compra de alimentos da merenda escolar provenientes da agricultura familiar, possibilitando o fornecimento desses produtos nas escolas já no 1º semestre letivo de 2024.

Além disso, os gestores foram orientados a observar, na elaboração do cardápio de merenda escolar dos estabelecimentos de ensino estaduais e municipais indígenas, as diretrizes estabelecidas no “Guia Prático – Alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais”, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Este guia aborda o direito das comunidades tradicionais à alimentação escolar adequada aos seus processos próprios de produção e à sua cultura alimentar.

O documento de recomendação foi encaminhado ao prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes; ao secretário Estadual de Educação, Fábio Vaz; e à secretária Estadual de Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria. O prazo estipulado para a prestação das informações acerca das medidas recomendadas é de 15 dias. O MPTO busca, com essa iniciativa, fortalecer a segurança alimentar e promover a valorização das práticas culturais ligadas à alimentação nas comunidades indígenas da região.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais