O seu canal diário de Notícias

Juízes Federais e Governo do Tocantins unem esforços para cumprimento de demandas de Saúde

Reunião técnica na Justiça Federal aborda desafios e transparência no atendimento às decisões judiciais relacionadas à saúde.

Na manhã desta terça-feira (21), juízes federais do Tocantins se reuniram com representantes da Secretaria de Saúde do Estado para discutir o cumprimento das demandas de saúde que tramitam na Justiça Federal. O encontro, realizado na sede da Justiça Federal em Palmas, concentrou-se no fluxo de execução das decisões judiciais, especialmente aquelas relacionadas aos serviços de Homecare e à aquisição de medicamentos oncológicos. A reunião contou com a presença de magistrados atuantes em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Durante a sessão, os técnicos do governo apresentaram aos juízes os protocolos administrativos adotados para o cumprimento das decisões e destacaram os principais obstáculos enfrentados para garantir a tempestividade na execução. A juíza federal Carolynne Oliveira, titular da 1ª Vara e integrante do Comitê de Saúde local, ressaltou a importância do diálogo transparente nos processos judiciais relacionados à prestação de saúde. Ela enfatizou que as dificuldades operacionais enfrentadas pelo Estado devem ser esclarecidas nos autos, garantindo uma decisão informada e justa. “Nosso relacionamento, por sua natureza, é transparente, ocorrendo dentro dos autos. Essas dificuldades, agora compartilhadas, que muitas vezes ficam nos bastidores, podem atrasar o processo. Essa transparência é crucial, pois do outro lado há pessoas que precisam saber o que está acontecendo para receber os serviços necessários”, concluiu.

O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, agradeceu a oportunidade e reforçou o compromisso da atual gestão com a transparência e o diálogo. Durante a reunião, o governo destacou a publicação, em 5 de janeiro deste ano, da Portaria nº 3.005 GM/MS, que atualiza as regras do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Programa Melhor em Casa (PMeC), ampliando os serviços oferecidos.

Além dos juízes federais presentes, Igor Itapary, Adelmar Aires Pimenta, Fabrício Roriz Bressan e Jeffersson Ferreira Rodrigues, a reunião contou com a participação de representantes do governo, incluindo o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Robson José da Silva, a superintendente de Assuntos Jurídicos da Sesau, Shirley Barros, a procuradora do Estado Fernanda Fonseca Oliveira e o subprocurador judicial, Jax James Garcia Pontes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais