O seu canal diário de Notícias

Polícia Federal deflagra Operação Autoimune 2 contra corrupção no Tocantins

Investigação mira empresários, agentes públicos e político por possíveis crimes de desvio de recursos na Secretaria de Saúde do estado.

Nesta quinta-feira (22/2), a Polícia Federal lançou a Operação Autoimune 2, visando investigar uma série de possíveis crimes, incluindo corrupção ativa, corrupção passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os alvos são empresários, agentes públicos e um político do Estado do Tocantins, relacionados à Secretaria Estadual de Saúde.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Palmas/TO, conforme determinação da 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Tocantins. A investigação concentra-se em possíveis conluios para fraudar licitações, direcionar contratos e desviar recursos públicos, com um potencial superfaturamento de aproximadamente R$ 2 milhões.

A Operação Autoimune 2 é um desdobramento da ação policial iniciada em agosto de 2023, que contou com a colaboração da Controladoria Geral da União (CGU). Nesta nova etapa, a Polícia Federal busca esclarecer a existência e atuação de uma organização criminosa em detrimento da Secretaria Estadual de Saúde, além de identificar os envolvidos nas atividades ilícitas e reunir provas para recuperar os recursos desviados.

Os suspeitos podem enfrentar acusações que, somadas, podem resultar em até 50 anos de reclusão, além da perda de bens e valores para reparar o dano decorrente das infrações penais, incluindo corrupção ativa, corrupção passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais