O seu canal diário de Notícias

Governador do Tocantins inaugura ETE Lontra, a maior Estação de Tratamento de Esgoto do estado

Tecnologia inovadora e apoio ao saneamento marcam o evento em Araguaína

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, desempenhou um papel de destaque na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, um marco para o estado. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 18, na cidade de Araguaína, marcando a implantação da maior ETE do Tocantins. A BRK Ambiental, a concessionária responsável pelo saneamento básico no município, apresentou uma tecnologia inovadora, já adotada em países como Holanda, África do Sul, Irlanda, Portugal, Austrália, Inglaterra, China e Polônia. Este avanço tecnológico posicionará Araguaína como uma referência no tratamento de esgoto para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Durante a cerimônia, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância desta obra para o progresso do saneamento básico em Araguaína e lembrou do apoio essencial prestado pelo governo estadual à BRK Ambiental. “Fico muito feliz com o investimento realizado em Araguaína, com nosso apoio, por meio de licenciamentos, e tudo aquilo que pudemos fazer até aqui. Continuaremos trabalhando juntos para fornecer à população tocantinense todo o saneamento básico necessário”, enfatizou o governador. Na mesma ocasião, Barbosa fez um pedido à BRK para que a taxa de esgoto no Tocantins seja equiparada à dos demais estados da região Norte.

José Mário Ribeiro, diretor-presidente da BRK no Tocantins e no Pará, explicou os benefícios da tecnologia adotada na ETE Lontra: “Com a inauguração desta ETE, alcançamos uma capacidade de tratamento de 395 litros por segundo, devolvendo água tratada com padrão de eficiência altíssima, em torno de 99% de carga orgânica para o Rio Lontra e para a baixada do Norte. A tecnologia utilizada na ETE Lontra é holandesa, sendo a primeira das regiões Norte e Nordeste, e a quarta no Brasil, tornando este empreendimento um divisor de águas.”

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, reforçou a importância da ETE Lontra para o desenvolvimento do município. “Todos nós, aqui presentes, dependíamos dessa unidade. Sem ela, Araguaína não tinha condições de permanecer crescendo”, afirmou o prefeito. Wagner Rodrigues concluiu seu discurso agradecendo a todos os envolvidos na realização da obra, destacando o compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos locais.

A ETE Lontra, segundo informações da BRK Ambiental, emprega um sistema que utiliza a tecnologia de tratamento por meio de biomassa granular aeróbia, transformando o lodo do esgoto em grânulos facilmente decantáveis. Essa abordagem, de base biológica, dispensa o uso de produtos químicos, resultando em um tratamento de esgoto mais eficiente e sustentável. A inauguração da ETE Lontra marca um avanço significativo no saneamento básico de Araguaína e estabelece um novo padrão para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Anuncios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais