A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou na sexta-feira, 29, o edital do Vestibular 2026/1, oferecendo 680 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026. As oportunidades estão distribuídas entre os câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, abrangendo todos os cursos presenciais da universidade.
As inscrições e pedidos de isenção da taxa começam na sexta-feira, 5 de setembro. O prazo para solicitar isenção vai até 9 de setembro, e as inscrições seguem até 6 de outubro. Recursos contra o edital podem ser apresentados até segunda-feira, 1º de setembro, às 23h59.
O processo seletivo segue a Lei Estadual nº 3.458, de 17 de abril de 2019, que reserva 50% das vagas para candidatos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Também há vagas reservadas para candidatos pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PCDs).
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do edital no portal da Unitins, preencher o formulário, gerar o boleto e pagar a taxa de R$ 120,00 até 7 de outubro. É possível solicitar isenção durante a inscrição, seguindo os critérios do Decreto nº 6.135/2007 e da Lei nº 3.459/2019. Candidatos com deficiência ou necessidades especiais podem pedir atendimento específico no ato da inscrição.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, falou sobre o certame. “O Vestibular do início do ano representa a porta de entrada para centenas de jovens e adultos no ensino superior e, mais uma vez, a Unitins reafirma esse compromisso com a comunidade externa que aguarda o lançamento do edital. A procura dos estudantes pelo nosso vestibular tem crescido a cada ano e isso comprova a credibilidade da universidade, a qualidade dos cursos ofertados e temos a certeza que será mais um certame de sucesso!”
Provas e acompanhamento
As provas do Vestibular Geral 2026/1 serão aplicadas em 7 de dezembro. Os candidatos devem acompanhar todas as informações e atualizações sobre o edital no Portal da Unitins.