A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciou nessa terça-feira, 18, o período de matrícula para os aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo Complementar 2025/1. Ao todo, são 120 vagas oferecidas para cursos presenciais nos câmpus de Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Os candidatos convocados devem realizar a matrícula on-line entre os dias 18 e 21 de fevereiro, por meio da plataforma I-Protocolo, disponível no portal da universidade.
Para garantir a vaga, os candidatos precisam seguir as orientações do edital e apresentar a documentação exigida. Os aprovados devem comprovar a conclusão do ensino médio, por meio de certificado ou declaração.
Os candidatos aprovados para vagas destinadas a pessoas com deficiência devem enviar, junto à matrícula, um relatório médico detalhado, enquanto os autodeclarados pretos ou pardos devem apresentar uma autodeclaração. Já os aprovados para as vagas indígenas precisam apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas (RANI) ou Declaração de Pertencimento Étnico.
Vagas para egressos de escolas públicas e ampla concorrência
Do total de vagas, 50% são destinadas a egressos da rede pública de ensino médio, conforme a legislação estadual. Dentro desse grupo, há reservas específicas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD). As outras 50% das vagas são para ampla concorrência.
Detalhes do Processo Seletivo Complementar
O Processo Seletivo Complementar 2025/1 foi composto por provas de 30 questões de múltipla escolha, abordando língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. As provas foram realizadas nas cidades-sedes dos câmpus da Unitins que oferecem as vagas. As aulas para os aprovados têm previsão de início no primeiro semestre letivo de 2025.