O seu canal diário de Notícias

Último lote com 919 urnas eletrônicas modelo 2022 chega ao TRE-TO para eleições municipais de 2024

As 2.919 novas urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais já se encontram na central do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)

 

Na manhã desta segunda-feira, 26, o último lote do modelo 2022, contendo 919 aparelhos, foi recebido, concluindo assim a chegada dos equipamentos para o pleito de 2024. As 2.919 novas urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais já se encontram na central do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Para o pleito deste ano, um total de 4.924 unidades estarão disponíveis, permitindo que os eleitores do Tocantins escolham seus representantes em todos os 139 municípios do estado. Dentre essas urnas, 2.005 são do modelo 2020. Destaca-se que, em 2023, foram recebidos 2.000 equipamentos adicionais, nos meses de agosto e setembro, como parte dos preparativos para as eleições.

O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destacou a conclusão desta etapa como resultado do planejamento cuidadoso e da competência dos servidores e colaboradores do tribunal. Ainda enfatizou o compromisso com a realização de um processo eleitoral seguro e de qualidade.

MODERNIZAÇÃO: 

Jader Batista Gonçalves, coordenador da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais e Logística (Cosel), ressaltou a modernização das urnas eletrônicas, enfatizando sua maior segurança e desempenho. “As novas urnas são significativamente mais rápidas que o modelo anterior, sendo 18 vezes mais velozes que o modelo de 2015. Foram desenvolvidos mecanismos para garantir maior autonomia da bateria, evitando prejuízos em caso de falta de energia elétrica durante o pleito”.

MANUTENÇÃO E TESTES: 

Segundo o coordenador, as urnas eletrônicas passarão por um ciclo de manutenção preventiva, incluindo testes de funcionamento, instalação de certificação e simulações de votação para garantir sua eficácia no dia da eleição. A distribuição para os Cartórios Eleitorais começará no próximo mês de julho, de modo a garantir que todas estejam prontas para uso até outubro.

A nível nacional, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contratou um total de 219.998 urnas eletrônicas. Até o momento, 80,83% dessas urnas já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com previsão de conclusão da produção até o próximo mês.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais