UFT abre inscrições gratuitas para 1.075 vagas em 28 cursos com nota do Exato

 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou na terça-feira, 11 , um novo edital para quem quer entrar na faculdade ainda em 2025. A seleção usa as notas do Exato, uma prova estadual de acesso ao ensino superior, e é válida para o segundo semestre letivo. O edital foi publicado logo depois da divulgação do resultado da primeira edição do Exato de 2025.

Quem quiser participar deve se inscrever pelo site sistemas.uft.edu.br/sigrad/inscricao entre 10h do dia 12  (quarta-feira) e 20h do dia 17 de junho (terça-feira). As inscrições são totalmente gratuitas.
Caso o candidato não tenha acesso à internet ou a um computador, a UFT vai disponibilizar equipamentos em cinco de seus câmpus durante os dias úteis, nos horários e locais indicados no edital.

Neste semestre, estão sendo ofertadas 1.075 vagas em 28 cursos presenciais de graduação. As oportunidades estão distribuídas pelos cinco câmpus da UFT e representam 100% das vagas disponíveis para o período. A lista completa com o número de vagas por curso e por câmpus pode ser consultada no edital.

Quem pode se inscrever

Pode participar da seleção quem fez o Exato em qualquer uma das duas edições já realizadas: a de 2024 ou a de 2025 (realizada em maio). Quem participou das duas deve escolher qual nota usar no momento da inscrição.

Vagas reservadas para ações afirmativas

O edital também garante vagas para estudantes que se enquadram nas políticas de cotas: alunos de escolas públicas, pessoas negras (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda. Isso segue as regras da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e as normas da própria universidade.

Exato também vale para outras instituições

Além da UFT, quem fez a prova do Exato também pode se inscrever para concorrer a vagas na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Mas é importante saber que, se for aprovado em mais de uma instituição, o candidato terá que escolher apenas uma vaga para fazer a matrícula, conforme determina a Lei nº 12.089/2009, que proíbe ocupar duas vagas em universidades públicas ao mesmo tempo.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias