Tocantins sedia capacitação da Força Nacional com formatura de 100 policiais e reforço na frota da PM

Tocantins sedia capacitação da Força Nacional com formatura de 100 policiais e reforço na frota da PM
Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

 

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta segunda-feira, 1º , no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, da formatura de 100 policiais militares que concluíram a 106ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional. O curso prepara agentes para atuar em missões em diferentes regiões do país.
Na ocasião, também foram entregues veículos para reforçar a frota da Polícia Militar, em um investimento de R$ 2,2 milhões.

Durante o evento, o governador ressaltou o valor da iniciativa. “É motivo de orgulho para o Tocantins sediar um curso tão relevante. Ver nosso estado com estrutura para qualificar policiais e bombeiros mostra a nossa capacidade de retribuir o apoio recebido de outras regiões. Parabenizo cada formando e formanda por essa conquista”, disse Wanderlei Barbosa.

A capacitação ocorreu em Palmas, com 274 horas-aula, e focou na padronização de condutas e integração entre as instituições de segurança, preparando os agentes para missões de defesa da ordem pública em todo o Brasil. Representantes de São Paulo também participaram da solenidade.

O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, destacou os resultados.  “Esse curso coloca nossa corporação no padrão exigido pela Força Nacional e reforça o compromisso do Tocantins com a valorização das forças de segurança. Formamos 100 policiais em um treinamento de alta qualidade, o que representa um reconhecimento importante do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública ao nosso estado”, afirmou.

O que é o INC

A Instrução de Nivelamento de Conhecimento é destinada a profissionais da segurança pública, como policiais, bombeiros e peritos. O objetivo é garantir atualização técnica, unificação de procedimentos e preparação para atuações conjuntas em operações da Força Nacional.

No Tocantins, a formação foi direcionada a policiais e bombeiros militares, qualificando-os para apoiar estados em casos de desastres naturais, crises de segurança e missões especiais.

Reconhecimento nacional

O diretor da Força Nacional, coronel Fernando Alencar de Medeiros, agradeceu o apoio do Tocantins.  “Esse treinamento e a entrega de equipamentos têm um objetivo único: oferecer segurança à população. Tenho muito orgulho de fazer parte da Força Nacional e reforço nosso compromisso de servir em qualquer lugar do Brasil”, comentou.

Representando os formandos, a policial Jéssica Barros Aguiar celebrou o encerramento do curso.  “Foram dias de muito aprendizado e superação. Ganhamos experiência, conhecimento e mais de 100 irmãos de farda. Agora estamos preparados para atuar com coragem e união em missões por todo o país”, declarou.

O capitão André Alves da Silva, da PM de São Paulo, também destacou a importância do treinamento.  “Foi um desafio lidar com as diferenças de clima e geografia do Tocantins, mas isso fortalece nossa formação, já que a Força Nacional pode ser acionada em qualquer região do Brasil”, avaliou.

Reforço na frota da PM

Durante a solenidade, a Polícia Militar recebeu novos veículos – 12 motocicletas modelo Big Trail, 13 quadriciclos e uma caminhonete L200.   O investimento de R$ 2,2 milhões veio de emenda do senador Eduardo Gomes, por meio de convênio com o Ministério da Defesa. A caminhonete foi doada pelo Ministério da Justiça como legado da participação da PMTO na Força Nacional.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias