O seu canal diário de Notícias

Tocantins registrou um total de mais de 1.500 cirurgias eletivas realizadas no mês de março

Esses procedimentos foram conduzidos nas unidades hospitalares administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), também conhecido como Opera Tocantins

 

No mês de março deste ano, o Estado do Tocantins registrou um total de 1.565 cirurgias eletivas realizadas, marcando um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses procedimentos foram conduzidos nas unidades hospitalares administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), também conhecido como Opera Tocantins.

Joelma Silva, uma merendeira residente em Palmas, é uma das beneficiadas pelo aumento na realização desses procedimentos. Ela compartilhou sua experiência: “Dei entrada para a realização da minha cirurgia de laqueadura em dezembro de 2023 e, em 8 de março, recebi a ligação para ser operada em Guaraí. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) providenciou o transporte para nós, dando toda a assistência necessária. No hospital, fui bem atendida pela equipe, que cuidou de mim antes, durante e depois da cirurgia”.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância desses números: “O alcance desses números reforça todo o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde, com o respaldo do governador Wanderlei Barbosa, que mensalmente busca garantir mais saúde e qualidade de vida aos tocantinenses atendidos no SUS. Agradecemos o empenho de todos e reiteramos nosso compromisso em continuar transformando vidas”.

UNIDADES HOSPITALARES EM DESTAQUE 

  • Hospital Regional de Araguaína (HRA): crescimento de 86% – de 89 para 166 procedimentos;
  • Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT): aumento de 60% – de 65 para 104 procedimentos;
  • Hospital Regional de Arraias (HRARR): crescimento de 50% – de 22 para 33 procedimentos.

NÚMEROS EXPRESSIVOS 

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins retirou mais de 34 mil pessoas da fila de espera por cirurgias eletivas. Dessas, mais de 18 mil foram atendidas em 2023, e em 2024, 4.937 pessoas já foram contempladas com procedimentos cirúrgicos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais