Tocantins registra abertura de 4.137 empresas em 2025, crescimento de 72% em relação a 2024

 

Em janeiro de 2025, o Tocantins registrou a abertura de 4.137 novas empresas, um aumento de 72% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento reflete uma melhora na economia do estado, com impacto na geração de empregos e arrecadação.

Segundo a Junta Comercial do Estado (Jucetins), em janeiro de 2024, foram abertas 2.404 empresas. No mesmo mês de 2025, o número subiu para 4.137. Joristé Coelho Santos, diretor de Registro Mercantil da Jucetins, destacou que cidades como Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Colinas do Tocantins tiveram o maior número de novos negócios.

O presidente da Jucetins, Issam Saado, afirmou que o aumento é resultado da modernização dos serviços, desburocratização e incentivos ao empreendedorismo. Ele destacou o compromisso do governo estadual em criar condições para facilitar o processo de abertura de empresas.

“O expressivo crescimento no número de empresas abertas no Tocantins reflete o compromisso do governador Wanderlei Barbosa e de toda a equipe do Governo do Estado em criar um ambiente cada vez mais favorável para o empreendedorismo. Estamos trabalhando para que o empresário tocantinense tenha mais facilidade e segurança para investir, gerando empregos e fortalecendo a economia do nosso estado”, enfatizou o presidente.

Setores de maior crescimento

Os setores com maior aumento na abertura de empresas incluem o comércio (1.068 novos negócios), transporte e serviços de entrega (495), construção civil (368), atividades administrativas e serviços (350) e atividades científicas e técnicas (319).

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias