
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), anunciou nessa quarta-feira, 22, o lançamento do Programa de Correção de Fluxo “Avança Mais”. O projeto busca promover equidade educacional, corrigir defasagens de aprendizagem e diminuir a distorção idade-série nas escolas estaduais. A previsão é atender 17 mil estudantes em 2025.
O secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, enfatizou o compromisso com estratégias voltadas a melhorar a escolarização e a aprendizagem. Ele destacou que o programa utiliza metodologias específicas e uma abordagem personalizada para ajudar os estudantes em defasagem.
“O Avança Mais representa uma estratégia estruturada de avanço na escolarização e superação das lacunas de aprendizagem daqueles alunos que, por diversos motivos, encontram-se em distorção. É um programa que será desenvolvido utilizando diversas estratégias pedagógicas com metodologias específicas, currículo, rotinas pedagógicas e de gestão singulares, incluindo material específico, apoio socioemocional contínuo, uso de tecnologia por meio de plataformas e formação continuada dos servidores, a fim de promover uma redução significativa nos índices de distorção, assegurando assim o direito de aprendizagem”, explicou o secretário.
Segundo dados do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), cerca de um terço dos alunos no Tocantins apresenta defasagem idade-série. As causas incluem ingresso tardio, reprovação, abandono escolar e vulnerabilidades sociais.
Público-alvo e implantação gradual
O programa é destinado a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e das três séries do ensino médio que estejam fora da faixa etária adequada para sua série. A implementação será gradual em todo o estado, utilizando um modelo por Ciclo de Escolarização para reverter prejuízos de aprendizagem.
Esse novo formato organiza o ensino em ciclos, permitindo flexibilidade no tempo de aprendizado e redefinindo as práticas pedagógicas.
Estrutura curricular e metodologias inovadoras
O Avança Mais adota um currículo exclusivo e metodologias ativas, incluindo materiais pedagógicos adaptados, novas rotinas de ensino e gestão, e um sistema estruturado por módulos.
- Ciclo II: Voltado aos anos finais do ensino fundamental, composto por quatro módulos semestrais.
- Ciclo III: Destinado ao ensino médio, com três módulos semestrais.
Ao final de cada módulo, os estudantes são avaliados para verificar o progresso nas habilidades necessárias. Aqueles que atingirem os objetivos podem avançar para o próximo nível.
Estratégias para apoiar os estudantes
As escolas iniciarão o programa com diagnósticos detalhados para identificar o perfil e as necessidades educacionais de cada aluno. Turmas específicas serão formadas com base em critérios pedagógicos, priorizando estudantes com pelo menos um ano de defasagem e sem deficiência intelectual ou múltipla.
O programa também inclui o uso de tecnologias como plataformas gamificadas, suporte digital para professores e aulas otimizadas para garantir mais eficiência no ensino. As avaliações contínuas permitirão ajustes rápidos nas estratégias, sempre focando no sucesso dos alunos.
Implementação e monitoramento em 2025
A partir do início de 2025, as escolas iniciarão o processo de enturmação e aplicação de avaliações diagnósticas. Esses exames servirão para identificar as habilidades prioritárias a serem desenvolvidas.
Ao longo do ano, a Seduc e as Superintendências Regionais de Educação acompanharão de perto as escolas, oferecendo suporte técnico e pedagógico contínuo para garantir o sucesso do programa.