Tocantins inicia emissão da Carteira de Identidade Nacional para substituição gradual do RG; confira

O RG ainda permanecerá válido até 2032

 

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, informa o início do processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir progressivamente o Registro Geral (RG).

Para os residentes em Palmas, é necessário agendar o atendimento pelo site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). As vagas para agendamento são disponibilizadas todas as sextas-feiras a partir das 14h, visando facilitar o processo para os cidadãos.

Nas demais cidades do estado, os interessados podem dirigir-se pessoalmente aos núcleos de identificação, portando certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).

 Prazo e Validez

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destaca que não há necessidade de pressa, assegurando que todos terão a oportunidade de atualizar o documento. Além disso, ressalta que o RG ainda permanecerá válido até 2032.

Inovações Tecnológicas na Nova CIN

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional em papel e digital é gratuita e apresenta tecnologias e elementos de segurança em conformidade com padrões internacionais. Uma das principais inovações é a inclusão do QR Code, facilitando a verificação por órgãos de segurança e unidades de atendimento públicos e privados.

Aprimoramento na Integração de Dados

A nova CIN permite a integração de dados de forma segura e em tempo real. Valtenir Carvalho, supervisor de Identificação Civil, destaca que a Segurança Pública passa a compartilhar dados com o Ministério da Justiça e a Receita Federal, promovendo um intercâmbio de informações que não ocorria anteriormente.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias