O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, informa o início do processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir progressivamente o Registro Geral (RG).
Para os residentes em Palmas, é necessário agendar o atendimento pelo site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). As vagas para agendamento são disponibilizadas todas as sextas-feiras a partir das 14h, visando facilitar o processo para os cidadãos.
Nas demais cidades do estado, os interessados podem dirigir-se pessoalmente aos núcleos de identificação, portando certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).
Prazo e Validez
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destaca que não há necessidade de pressa, assegurando que todos terão a oportunidade de atualizar o documento. Além disso, ressalta que o RG ainda permanecerá válido até 2032.
Inovações Tecnológicas na Nova CIN
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional em papel e digital é gratuita e apresenta tecnologias e elementos de segurança em conformidade com padrões internacionais. Uma das principais inovações é a inclusão do QR Code, facilitando a verificação por órgãos de segurança e unidades de atendimento públicos e privados.
Aprimoramento na Integração de Dados
A nova CIN permite a integração de dados de forma segura e em tempo real. Valtenir Carvalho, supervisor de Identificação Civil, destaca que a Segurança Pública passa a compartilhar dados com o Ministério da Justiça e a Receita Federal, promovendo um intercâmbio de informações que não ocorria anteriormente.