Tocantins garante R$ 13,8 milhões para cultura após liderar aplicação da Lei Aldir Blanc

 

O Tocantins ficou em destaque no cenário nacional ao aparecer entre os primeiros colocados na lista do Ministério da Cultura que mostra quem está apto a receber os recursos da nova etapa da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltada ao apoio da cultura.

Esse bom resultado foi possível porque o estado conseguiu usar bem o dinheiro recebido na primeira fase da política: no fim de 2023 já havia aplicado mais de 60% dos recursos e, agora em junho de 2025, chegou a um total de 107,4% executado isso inclui valores aplicados e compromissos assumidos.

Devido a esse bom desempenho, o Tocantins vai receber R$ 13,8 milhões para investir em cultura no segundo semestre de 2025. Além do governo estadual, 99 prefeituras tocantinenses também já estão autorizadas a receber os novos repasses, o que vai fortalecer ações culturais em várias partes do estado.

Prazo para quem ainda não está apto

Alguns municípios ainda não conseguiram comprovar o uso de pelo menos 60% do dinheiro recebido no primeiro ciclo da PNAB e, por isso, estão na lista de inaptos. Mas eles ainda têm uma chance: podem enviar um recurso até as 23h59 desta sexta-feira, dia 18, para o e-mail afericao.sefic@cultura.gov.br.

Para contestar, é preciso enviar um extrato bancário e um documento que comprove que o município já utilizou ou se comprometeu a usar pelo menos 60% dos recursos.

Onde ver os nomes dos municípios

A lista com os nomes dos municípios que estão aptos ou inaptos para o novo repasse está disponível online. É importante que os gestores fiquem atentos ao prazo para não perder a oportunidade de receber os recursos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias