Tocantins firma acordos para prevenção ao feminicídio e fortalecimento do Canal 180 em evento nacional; veja as ações previstas

 

A Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) representou o Governo do Tocantins, nessa terça-feira, 26, em um encontro promovido pelo Ministério das Mulheres em Brasília. Na ocasião, o estado firmou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) focados no combate à violência contra mulheres: o Feminicídio Zero e o fortalecimento do Canal 180.

O Feminicídio Zero busca fortalecer a prevenção à violência doméstica por meio de ações do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, com base no Decreto nº 11.640/2023. Entre as iniciativas estão a criação de comitês gestores estaduais e o desenvolvimento de indicadores para monitorar resultados.

Já o ACT do Canal 180 tem como foco ampliar e melhorar o acesso a esse serviço de apoio às mulheres em situação de violência. Além de oferecer orientação e encaminhamentos às vítimas, o acordo inclui capacitação de servidores públicos para otimizar o atendimento.

Estratégias de combate à violência

Com a assinatura dos ACTs, o Governo do Tocantins pretende construir diagnósticos detalhados sobre a violência contra mulheres no estado e implementar ações alinhadas aos compromissos nacionais. A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou o papel central da cooperação entre estados e União.

“O Governo do Tocantins está comprometido em trabalhar de forma integrada com os demais estados e a União para garantir a implementação de ações concretas e alinhadas ao pacto nacional, visando a proteção e a segurança das mulheres do nosso estado”, destacou Berenice Barbosa.

Monitoramento e metas locais

Entre as próximas etapas, estão a formulação de um plano estadual com metas específicas para reduzir os índices de feminicídio e a criação de mecanismos para acompanhar os resultados. Relatórios periódicos e indicadores serão utilizados para avaliar a efetividade das ações.

Canal 180 como ferramenta essencial

O fortalecimento do Canal 180, uma linha direta para vítimas de violência, está entre as prioridades do ACT. A ferramenta será ampliada para garantir atendimentos rápidos e eficazes. A capacitação de profissionais envolvidos no acolhimento das vítimas é outro ponto central, visando um atendimento mais humanizado.

Impactos esperados

Os acordos visam não apenas enfrentar a violência de forma imediata, mas também criar uma base preventiva que promova mudanças sociais. Com a integração de esforços entre União e estados, a rede de proteção será fortalecida, assegurando mais segurança e assistência às mulheres tocantinenses.

 

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]