Tocantins conquista 12 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024, com destaque para campeões e novos talentos

O evento, considerado o maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, está sendo realizado até 30 de novembro em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

 

A participação dos estudantes tocantinenses nas Paralimpíadas Escolares 2024 foi um grande sucesso, com a delegação conquistando 12 medalhas: dez de ouro, quatro de prata e três de bronze. Composta por 53 paratletas de 11 a 17 anos, os atletas competiram em modalidades como bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa.

O evento, considerado o maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, está sendo realizado até 30 de novembro em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB).

Entre os grandes destaques da competição estão Edivaneide dos Santos e Carlos Daniel Brandão, ambos da Escola Municipal Safira Camelo Ramos, de Campos Lindos. Eles brilharam em suas provas, com Carlos Daniel se consagrando campeão no lançamento de disco e Edivaneide ganhando dois ouros, um na corrida de 100 metros e outro no salto em distância. “Estou muito feliz. Sempre é muito bom esse sentimento de vencer. Que venham mais ouros”.

Desempenho de outros atletas do estado

Outros estudantes tocantinenses também se destacaram em suas respectivas modalidades. Yasmin Lopes, de Gurupi, da Escola Estadual Vila Guaracy, venceu no lançamento de dardo, enquanto Abner Ribeiro Andrade, da Escola Estadual Passo a Passo, ficou com a prata nos 100 metros. A estudante Jesionita Apinajé, de Tocantinópolis, foi campeã nos 100 metros T20 e segue com chances de mais medalhas nas próximas provas.

Hentony dos Santos, atleta da Escola Estadual Machado de Assis de Araguanã, fez sua marca no atletismo T47, disparando na frente de seus concorrentes. Ryan Cordeiro Sales, da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, conquistou duas medalhas, sendo ouro no lançamento de disco e prata nos 100 metros. Sua colega de escola, Evelly Vitória Ribeiro Saraiva, também se destacou ao conquistar o ouro nos 100 metros.

Primeira participação e novos sonhos

Este ano, a delegação tocantinense contou com vários estreantes. Ricardo, de Paraíso, que competiu pela primeira vez, ficou empolgado com a experiência. Embora não tenha conquistado medalhas, o estudante cadeirante disse estar muito feliz com a oportunidade de competir. “Estou gostando muito. Este é meu primeiro ano e competi na bocha. Ano que vem eu quero a medalha de ouro”.

Parajets e o incentivo à prática esportiva

Os paratletas do Tocantins foram selecionados durante os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), evento que ocorre anualmente e é realizado pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Parajets chega à sua 10ª edição e é fundamental para a descoberta e incentivo de novos talentos. Outro apoio importante vem do Programa Esporte na Escola, desenvolvido pela Seduc, que oferece carga horária dedicada para treinamento e recursos para a aquisição de materiais esportivos nas escolas estaduais.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais