Na última quarta-feira, 14, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Os dados mostram que o Tocantins alcançou avanços significativos nas taxas de aprovação e desempenho acadêmico.
No ranking da Região Norte, a rede estadual tocantinense obteve a primeira colocação com uma média de 4,9, superando Acre e Rondônia (4,87), Amazonas (4,77), Pará (4,63), Roraima (4,43) e Amapá (4,37).
No tocante aos anos finais do Ensino Fundamental, a rede estaO Ideb combina dois aspectos cruciais da qualidade educacional: o fluxo escolar e o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.
O Ideb combina dois aspectos cruciais da qualidade educacional: o fluxo escolar e o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Este índice é fundamental para monitorar o cumprimento das metas de qualidade na educação básica e orientar políticas públicas voltadas para a melhoria educacional.
Resultados Detalhados
Entre os estados da Região Norte, o Tocantins destacou-se com um Ideb de 6,1 nos anos iniciais, representando um crescimento de 11,7% em relação ao Ideb de 2021 e sendo o segundo maior crescimento no período. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o Tocantins superou a meta do MEC de 5,9, atingindo 6,2. Apesar de manter o Ideb de 4,7 nos últimos dois anos, o estado teve um crescimento de 6,8% desde 2019.
No Ensino Médio, a rede estadual obteve a segunda posição na Região Norte com um Ideb de 4,2, marcando um crescimento de 5,1% em comparação a 2019. Nacionalmente, o Tocantins está em 10º lugar, empatado com Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
Metas para o Futuro
Para os anos de 2025/2026, o Governo do Tocantins tem como metas elevar os índices de desempenho tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. A meta é alcançar a primeira colocação na Região Norte e figurar entre os dez primeiros no Brasil para o Ensino Fundamental, e liderar a Região Norte e estar entre os cinco melhores do país no Ensino Médio.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que, “O Ideb é um importante indicador que demonstra as potencialidades e desafios de cada rede e que nos auxilia a construir políticas públicas ajustadas às dificuldades apresentadas, superando o desafio de garantir a aprendizagem e a permanência dos estudantes desde o início da escolarização até a conclusão do Ensino Médio. Com a segunda colocação entre os estados do Norte, no Ensino Médio; primeira, nos anos iniciais, e terceira, nos anos finais, o Tocantins se aproxima das metas do Ideb + 2030. E para alcançar cada uma das metas, o Governo do Estado tem investido muito e vai investir ainda mais em infraestrutura, em tecnologia, em formação, em gestão, buscando estratégias conjuntas com os municípios”.