TJTO elege nova Mesa Diretora para gestão 2025/2027 com Maysa Vendramini como presidente

Para a função de vice-presidente, a desembargadora Jacqueline Adorno foi escolhida, enquanto o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho assumirá o cargo de corregedor-geral da Justiça

 

Durante a sessão ordinária realizada nessa quinta-feira, 3 , o Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) escolheu a nova Mesa Diretora responsável por gerir o Poder Judiciário Estadual no período de 2025 a 2027. Com todos os votos a favor, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que atualmente é a corregedora-geral da justiça, foi eleita como presidente do Tribunal.

Para a função de vice-presidente, a desembargadora Jacqueline Adorno foi escolhida, enquanto o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho assumirá o cargo de corregedor-geral da Justiça. O desembargador Adolfo Amaro Mendes foi eleito como vice-corregedor.

O desembargador Marco Villas Boas continuará na direção-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), ao lado da desembargadora Angela Issa Haonat, que permanecerá como 1ª diretora adjunta.

Novas funções na Ouvidoria

A nova gestão também incluiu a nomeação do desembargador João Rodrigues Filho como ouvidor judiciário e do desembargador Eurípedes Lamounier como ouvidor judiciário substituto. Para a Ouvidoria da Mulher, a desembargadora Ângela Prudente foi eleita.

A escolha do coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 2º Grau será feita após a posse da nova Mesa Diretora.

Eleições no Tribunal Regional Eleitoral

A pauta da sessão também contemplou a escolha dos juízes para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). O magistrado Marcelo Faccioni foi eleito como membro titular da Corte Eleitoral e o juiz Rafael Gonçalves de Paula como membro substituto.

Em seu discurso, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal expressou gratidão pelos votos recebidos e afirmou estar ciente da responsabilidade que assume como presidente do Tribunal nos próximos dois anos.  “Eu conto com o apoio de todos os pares que hoje me deram esse voto de confiança, em especial à desembargadora Jacqueline, que é uma pessoa com uma experiência grande em gestão pública”, disse, destacando que, com uma equipe bem treinada pela Esmat, com certeza fará uma boa gestão, com grandes avanços”.

A desembargadora enfatizou que sua experiência na Corregedoria-Geral da Justiça a fortaleceu para essa nova função. O relatório de transição de sua gestão já está pronto e será entregue ao seu sucessor, o desembargador Pedro Nelson.

Gestão do Corregedor-Geral

O novo corregedor-geral também agradeceu os votos e expressou confiança na gestão da desembargadora Maysa Vendramini. Ele parabenizou a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe pela sua gestão tranquila e afirmou que seu foco será a continuidade do trabalho realizado até agora.  “Meu planejamento a princípio é fazer uma gestão voltada para o Poder Judiciário”.

Finalização e transição

Ao concluir a sessão, a atual presidente, desembargadora Etelvina Maria Sampaio, parabenizou os eleitos e desejou sucesso na nova gestão. Ela lembrou que o biênio 2023/2025 teve uma Mesa Diretora composta por quatro mulheres, sendo sucedida por duas mulheres e dois homens.

A posse da nova Mesa Diretora e dos demais eleitos ocorrerá no primeiro dia útil de fevereiro de 2025, em uma sessão solene no Pleno do TJTO, conforme estabelecido no Regimento Interno.

Comissões formadas

Regimento e Organização Judiciária (Coroj)
Titulares: desembargadores Marco Villas Boas, Jacqueline Adorno e Ângela Prudente
Suplente: desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe

Jurisprudência, Documentação e Memória
Titulares: desembargadores Ângela Prudente, Etelvina Maria Sampaio Felipe e João Rodrigues Filho
Suplente: a ser escolhido após a posse da nova Mesa Diretora

Seleção e Treinamento
Titulares: desembargadores Eurípedes Lamounier, Adolfo Amaro Mendes e João Rodrigues Filho
Suplente: a ser escolhido após a posse da nova Mesa Diretora

Sistematização
Titulares: desembargadores Jacqueline Adorno, Eurípedes Lamounier e Adolfo Amaro Mendes
Suplente: a ser escolhido após a posse da nova Mesa Diretora

Perfis dos eleitos para a Mesa Diretora 2025/2027

Desembargadora Maysa Vendramini Rosal (presidente)
Natural de Goiânia (GO), Maysa é casada e mãe de dois filhos. Formou-se em Direito e Comunicação Social e possui diversas especializações.

Desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa (vice-presidente)
Atual vice-corregedora da Justiça, Jacqueline é natural de Anápolis (GO) e possui formação em Direito, com especializações em áreas específicas.

Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho (corregedor-geral da justiça)
Natural de Joinville (SC), Pedro tomou posse como juiz no Tocantins em 1989 e foi promovido a desembargador em 2020.

Desembargador Adolfo Amaro Mendes (vice-corregedor da justiça)
Adolfo nasceu em Angola e ingressou na magistratura tocantinense em 1989, destacando-se como um profissional respeitado no estado.

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais