TJTO elege nova Mesa Diretora para gestão 2025/2027 com Maysa Vendramini como presidente
Para a função de vice-presidente, a desembargadora Jacqueline Adorno foi escolhida, enquanto o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho assumirá o cargo de corregedor-geral da Justiça
Durante a sessão ordinária realizada nessa quinta-feira, 3 , o Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) escolheu a nova Mesa Diretora responsável por gerir o Poder Judiciário Estadual no período de 2025 a 2027. Com todos os votos a favor, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que atualmente é a corregedora-geral da justiça, foi eleita como presidente do Tribunal.
Para a função de vice-presidente, a desembargadora Jacqueline Adorno foi escolhida, enquanto o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho assumirá o cargo de corregedor-geral da Justiça. O desembargador Adolfo Amaro Mendes foi eleito como vice-corregedor.
O desembargador Marco Villas Boas continuará na direção-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), ao lado da desembargadora Angela Issa Haonat, que permanecerá como 1ª diretora adjunta.
Novas funções na Ouvidoria
A nova gestão também incluiu a nomeação do desembargador João Rodrigues Filho como ouvidor judiciário e do desembargador Eurípedes Lamounier como ouvidor judiciário substituto. Para a Ouvidoria da Mulher, a desembargadora Ângela Prudente foi eleita.
A escolha do coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 2º Grau será feita após a posse da nova Mesa Diretora.
Eleições no Tribunal Regional Eleitoral
A pauta da sessão também contemplou a escolha dos juízes para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). O magistrado Marcelo Faccioni foi eleito como membro titular da Corte Eleitoral e o juiz Rafael Gonçalves de Paula como membro substituto.
Em seu discurso, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal expressou gratidão pelos votos recebidos e afirmou estar ciente da responsabilidade que assume como presidente do Tribunal nos próximos dois anos. “Eu conto com o apoio de todos os pares que hoje me deram esse voto de confiança, em especial à desembargadora Jacqueline, que é uma pessoa com uma experiência grande em gestão pública”, disse, destacando que, com uma equipe bem treinada pela Esmat, com certeza fará uma boa gestão, com grandes avanços”.
A desembargadora enfatizou que sua experiência na Corregedoria-Geral da Justiça a fortaleceu para essa nova função. O relatório de transição de sua gestão já está pronto e será entregue ao seu sucessor, o desembargador Pedro Nelson.
Gestão do Corregedor-Geral
O novo corregedor-geral também agradeceu os votos e expressou confiança na gestão da desembargadora Maysa Vendramini. Ele parabenizou a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe pela sua gestão tranquila e afirmou que seu foco será a continuidade do trabalho realizado até agora. “Meu planejamento a princípio é fazer uma gestão voltada para o Poder Judiciário”.
Finalização e transição
Ao concluir a sessão, a atual presidente, desembargadora Etelvina Maria Sampaio, parabenizou os eleitos e desejou sucesso na nova gestão. Ela lembrou que o biênio 2023/2025 teve uma Mesa Diretora composta por quatro mulheres, sendo sucedida por duas mulheres e dois homens.
A posse da nova Mesa Diretora e dos demais eleitos ocorrerá no primeiro dia útil de fevereiro de 2025, em uma sessão solene no Pleno do TJTO, conforme estabelecido no Regimento Interno.
Comissões formadas
Regimento e Organização Judiciária (Coroj)
Titulares: desembargadores Marco Villas Boas, Jacqueline Adorno e Ângela Prudente
Suplente: desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe
Jurisprudência, Documentação e Memória
Titulares: desembargadores Ângela Prudente, Etelvina Maria Sampaio Felipe e João Rodrigues Filho
Suplente: a ser escolhido após a posse da nova Mesa Diretora
Seleção e Treinamento
Titulares: desembargadores Eurípedes Lamounier, Adolfo Amaro Mendes e João Rodrigues Filho
Suplente: a ser escolhido após a posse da nova Mesa Diretora
Sistematização
Titulares: desembargadores Jacqueline Adorno, Eurípedes Lamounier e Adolfo Amaro Mendes
Suplente: a ser escolhido após a posse da nova Mesa Diretora
Perfis dos eleitos para a Mesa Diretora 2025/2027
Desembargadora Maysa Vendramini Rosal (presidente)
Natural de Goiânia (GO), Maysa é casada e mãe de dois filhos. Formou-se em Direito e Comunicação Social e possui diversas especializações.
Desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa (vice-presidente)
Atual vice-corregedora da Justiça, Jacqueline é natural de Anápolis (GO) e possui formação em Direito, com especializações em áreas específicas.
Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho (corregedor-geral da justiça)
Natural de Joinville (SC), Pedro tomou posse como juiz no Tocantins em 1989 e foi promovido a desembargador em 2020.
Desembargador Adolfo Amaro Mendes (vice-corregedor da justiça)
Adolfo nasceu em Angola e ingressou na magistratura tocantinense em 1989, destacando-se como um profissional respeitado no estado.