O seu canal diário de Notícias

Tarifas de energia elétrica no Tocantins terão aumento de quase 9% a partir deste mês de julho

De acordo com a Energisa, o principal fator que influenciou o aumento foi a receita de tributos, incluindo a devolução do PIS/COFINS realizada em 2023

 

Nessa terça-feira, 2 , a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o reajuste anual das tarifas de energia elétrica da Energisa Tocantins. O aumento autorizado foi de 8,95% para clientes residenciais e 8,94% para indústrias. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 4 de julho.

De acordo com a Energisa, o principal fator que influenciou o aumento foi a receita de tributos, incluindo a devolução do PIS/COFINS realizada em 2023. A empresa informou que o reajuste efetivo repassado a ela pela distribuição foi de 1,82%, abaixo da inflação.

Bandeira Tarifária

Além do reajuste anual, a Aneel definiu que a bandeira tarifária será amarela para as contas de energia elétrica. Isso significa um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.

Composição da Conta de Energia

A Energisa explicou a composição das contas de energia elétrica. Do total faturado, 35,7% ficam com a empresa. O restante é dividido entre geradoras (27,0%), transmissoras (5,8%) e encargos e tributos governamentais (31,5%), incluindo ICMS, PIS/COFINS. Também, há a taxa de iluminação pública, que varia de acordo com cada município.

Tarifas de energia elétrica no Tocantins terão aumento de quase 9% a partir deste mês de julho
Gráfico: Energisa Tocantins

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais